segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

“Mundial” de 2018: Rússia favorita à organização

O PRESIDENTE da Federação Russa de Futebol, Vitali Mutko, acredita que a Inglaterra, apontada por Portugal e Espanha como a mais forte concorrente da candidatura ibérica, poderá estar fora da corrida por já ter acolhido uma edição do “Mundial”, em 1966.

PRESIDENTE da Federação Russa de Futebol, Vitali Mutko
“A nossa vitória é uma possibilidade real. A Inglaterra já acolheu um “Mundial” e a Rússia goza de uma enorme autoridade. Quando damos garantias, cumprimos”, assegurou o presidente.

Na mesma entrevista, Vitali Mutko apresentou os vários projectos para a construção de novos estádios como a prova real que a candidatura russa “tem conteúdo e projectos reais”. “Está praticamente a iniciar-se a construção de um estádio em Kazan para as Universíadas de 2013. Já chegámos também a um acordo para começar a construir o Estádio Olímpico de Sochi, sede dos Jogos de Inverno de 2014”, salientou o dirigente russo.

Para São Petersburgo, a segunda cidade russa, Mutko acredita que são necessários mais cinco ou seis estádios, embora, de momento, estejam em fase de conclusão os projectos para dois novos recintos: Yaroslavl e Krasondar.

Tal como sucede com as candidaturas de Portugal/Espanha e Inglaterra, apontadas entre as mais fortes candidatas europeias aos “Mundiais” de 2018 ou 2022 (a FIFA escolherá as duas sedes em Dezembro de 2010), também a Rússia não tem ainda uma lista definida de estádios para incluir na candidatura.

Para poderem entrar na corrida, todos os interessados terão de incluir 12 estádios no dossier, todos eles com uma capacidade igual ou superior a 40.000 lugares. Para os jogos de abertura e final, a lotação terá de ser de 80.000 cadeiras, segundo os requisitos iniciais exigidos pela FIFA.

A Inglaterra tem precisamente 12 estádios com capacidade igual ou superior a 40.000 cadeiras, mas se for respeitada uma “tradição” de 17 das 18 edições (o máximo de dois estádios por cidade), a oferta reduz-se a 10, já que quatro deles estão sediados em Londres, sendo um dedicado exclusivamente ao râguebi (Twickenham).

Por seu turno, a candidatura Ibérica conta também, neste momento, 12 estádios que respeitam a exigência mínima de 40.000 espectadores, três deles em Portugal: Luz, Alvalade e Dragão.

Entre este lote de 12, existe apenas com um constrangimento, pois três deles estão em Sevilha: La Cartuja (72.000), Ruiz de Lopera (55.500) e Sanchez Pizuan (45.000).

Nas 18 edições já disputadas é apenas encontrado um exemplo de mais de dois estádios por cidade. Ocorreu precisamente na edição inaugural, em 1930, organizada pelo Uruguai e concentrada em três recintos em Montevideo (Centenário, Pocitos e Parque Central).

Sem comentários: