segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Agente desportivo apoia futebol infantil - Trata-se de Benjamim Uamusse (Big-Ben), que recentemente ofereceu material escolar a ser disponibilizado ao

PARA incentivar a participação da pequenada no Torneio Infantil de Futebol iniciado em Novembro último na cidade de Xai-Xai, contando com a participação de pouco mais de 2500 crianças, oriundas de diversos bairros da capital provincial de Gaza, Benjamim Uamusse, mais conhecido nos meandros desportivos simplesmente por Big-Ben, acaba de doar diverso material escolar constituído por esferográficas, cadernos, réguas, estojos de desenho, afiadores, pastas, entre outro, para a premiação dos atletas que se irão distinguir neste evento, que termina em finais deste mês.

O acto que teve lugar nas instalações da Direcção Provincial da Juventude e Desportos de Gaza, foi testemunhado por técnicos daquela instituição e agentes desportivos, serviu, de acordo com João Mucavel, director daquele “pelouro”, para lançar uma campanha tendente a encontrar alternativas que possam contribuir para a melhoria da qualidade do desporto que se pratica naquela parcela do país, depois de vários anos de estagnação, devido a problemas decorrentes das cheias de 2000 e outras intempéries que em muito concorreram para a fraca participação do empresariado local no apoio a esta actividade.

Segundo Mucavel, os apoios, ora dispensados à pequenada, deverão prosseguir com o envolvimento de outros patrocinadores, tendo em vista a formação dos futuros jogadores e sobretudo para a massificação da modalidade, mas que caberá ao Governo prosseguir com iniciativas visando proporcionar mais e melhores infra-estruturas para a prática desportiva.

“Este é o início de uma nova era na vida desportiva da província. Estamos a emitir sinais claros visando, a médio prazo, nos prepararmos com qualidade necessária para finalmente estarmos na grande festa nacional do futebol que é o Moçambola. O ambiente, por sinal, é muito bom, e este ano será decisivo para que as nossas aspirações passem de simples sonho para a realidade”, disse o Director da Juventude e Desportos de Gaza.

Por seu turno, Big-Ben disse que aquele gesto era uma simples massificação de desejo e da sua humildade participação, no engrandecimento da actividade desportiva em Xai-Xai, em particular, e para Gaza, em geral.

Segundo ele, a iniciativa é o prenúncio de um grande projecto que deverá culminar nos próximos tempos com a criação de uma academia desportiva, com maior enfoque à prática de futebol.

“Vim partilhar com outros agentes desportivos iniciativas visando proporcionar ao futebol, em particular, a qualidade necessária para se sonhar noutros voos. Queremo-nos juntar aos esforços das autoridades desportivas e da sociedade, em geral, nesta província, com vista a regressarmos a breve trecho às grandes competições nacionais. Todos seremos muito poucos neste esforço, visando reconduzir Gaza à fina-flor do futebol nacional”, disse Big-Ben

Sem comentários: