sexta-feira, 19 de junho de 2009

Aí vem a terceira edição: Confronto de campeões abre “Básquete Show”

O ESPECTÁCULO, emoções e vibração estão de volta à cidade de Maputo, mais concretamente ao pavilhão do Maxaquene com o início a 27 do mês corrente da terceira edição da sensacional prova juvenil da bola-ao-cesto, o Básquete Show/Mcel.

Momento da realização do sorteio
E não podia ter índices de interesse mais “gritantes”, visto que o sorteio realizado ontem, no lançamento da competição, ditou que as Escolas Secundária do Estrela e da Matola, campeãs da primeira e segunda edições, respectivamente, calhassem no mesmo Grupo (A) e jogassem logo na jornada inaugural.

Este será o jogo de fortes atracções no início do mega-evento que se prevê movimente mais de 144 atletas das 12 escolas secundárias presentes, nomeadamente Matola, Estrela Vermelha, Polana, Francisco Manyanga, Josina Machel, Laulane, Zedequias Manganhela, Noroeste 1, Quisse Mavota, Zona Verde, Eduardo Mondlane e Sul-Africana, sendo que as três últimas são estreantes.

No Grupo B haverá um embate não menos interessante que irá colocar frente-a-frente a Francisco Manyanga e a Josina Machel, formações arqui-rivais

Para o Grupo C adivinha-se um confronto equilibrado entre Noroeste 1 e Polana, equipas que nas anteriores edições demonstram boa qualidade. É bem provável que este cenário, contrabalançado, caracterize o desafio entre a Zona Verde e a Zedequias Manganhela, visto serem “teams” que têm igualmente boa conta de si, sem terem ainda conseguido atingir o “top” da classificação.

Assim ficaram agrupadas as escolas: Grupo A: Matola, Estrela Vermelha e Sul-Africana; Grupo B – Francisco Manyanga, Josina Machel e Eduardo Mondlane; Grupo C: Noroeste 1, Polana e Quisse Mavota e Grupo D – Zona Verde, Zedequias Manganhela e Laulane.

O “Básquete Show”, para além do desporto, tem a particularidade de difundir e criar um espírito de amizade e de verdadeira festa entre as escolas, bem como promover outras actividades como a música e dança. É neste sentido que o grandioso evento conta com diversos concursos: de música e dança.

DEMONSTRAÇÃO E FESTA

Mas enquanto a prova não começa a sério, está agendado para amanhã o lançamento com as quatro primeiras classificadas da edição 2008, nomeadamente Escola Secundária da Matola, Francisco Manyanga, Zona Verde e Noroeste 1 a medirem forças mais para deixarem um “perfume” do que nos reserva este ano o “Básquete Show”.

Segundo o sorteio, Matola defronta Francisco Manyanga, enquanto Zona Verde mede forças com Noroeste. As vencedoras disputam a final. A anteceder o “quadrangular” a Dama do Bling fará as honras da abertura da competição que a cada ano tem ganho o seu espaço e feito alegria de milhares de moçambicanos.

Sem comentários: