quinta-feira, 4 de junho de 2009

QUALIFICAÇÃO PARA CAN E MUNDIAL DE 2010 - Para a grande Tunísia grandiosos Mambas!

INQUESTIONAVELMENTE, a Tunísia é uma grande selecção de futebol. Uma das referências incontornáveis no panorama continental.

Miro na tentativa de marcar um golo
Também, inquestionavelmente, Moçambique é uma grandiosa equipa de futebol e que nos últimos anos, com o seu labor e mérito próprio, está a construir um castelo que seguramente fará sucesso em África.Pois, são estas duas formações que depois de amanhã, sábado, em Tunis, a partir das 18.00 horas locais (19.00 de Maputo) se encontrarão para a segunda jornada do Grupo B de qualificação para o CAN e Mundial de 2010. Para ambos os conjuntos, imbuídos pelo espírito de vitória, o adversário será uma novidade, dado o desconhecimento mútuo, sem que isso, no entanto, impeça que produzam um espectáculo de futebol à altura dos artistas que estarão em campo.

Os Mambas desembarcam hoje em Tunis, após o curto estágio efectuado em Tripoli. Um estágio unanimemente considerado proveitoso, pelo menos para os objectivos preconizados pelo seleccionador nacional.

Primeiro, Mart Nooij pretendia que os atletas experimentassem, atempadamente, as altas temperaturas que caracterizam aquela região do norte de África, numa altura em que no nosso país os termómetros já estão a baixar; segundo, juntar os jogadores no mesmo ambiente, sabido é que procedem de diversos quadrantes, para desse modo se criar o necessário espírito de grupo.

Na capital da Líbia, onde a nossa selecção contou com o inestimável apoio logístico da Federação local, desde a disponibilização de meios de transporte até aos campos para treinos, os Mambas realizaram treinos bidiários, intensificando por essa via o regime que vinham seguindo em Maputo, que, à excepção dos últimos dias, compreendeu uma sessão por semana, às terças-feiras, num total de seis treinos. Desta vez, a equipa já se viu completa, com a integração de Paíto, Simão, Gonçalves, Genito, idos da Europa, e Mano, do Egipto.

GUARDA-REDES Kampango
Para o estágio, Mart Nooij levou da capital moçambicana 18 jogadores, a saber: Kampango, Marcelino, Binó, Whisky, Dário Khan, Tico-Tico, Momed Hagy, Dominguez, Danito Parruque, Campira, Dário Monteiro, Hélder Pelembe, Carlitos, Miro, Mustafá, Fanuel, Hélder Pelembe e Josimar. Do total de 23 atletas que o seleccionador tem à sua disposição, terá ontem eleito os 18 que no sábado estarão em Rades, arredores de Tunis,

Para o grande confronto entre os “Leões do Cartago” e os Mambas.

PROGNÓSTICO DIFÍCIL

Apesar de ambos os países participarem com frequência nas competições da CAF a nível de selecções, a verdade manda dizer que este será o segundo frente-a-frente entre si. O primeiro aconteceu há 13 anos, no CAN África do Sul-96, numa partida do Grupo D realizada na cidade de Port Elizabeth e que terminou empatada 1-1.

TICO-TICO estava eufórico
A turma moçambicana adiantou-se no marcador, por intermédio de Tico-Tico, na altura com 23 anos – no próximo dia 15 de Agosto completa 36 –, assinando o único golo de Moçambique nas três fases finais do CAN em que tomou parte.

Na presente qualificação, depois da magnífica exibição rubricada pelos Mambas a 29 de Março passado, no Estádio da Machava, diante da Nigéria (0-0), os críticos internacionais mostram-se reservados quanto à atribuição taxativa do favoritismo para os tunisinos.

Muito embora estes joguem em casa, entendem que os moçambicanos, com um crescimento a olhos vistos, estão perfeitamente à altura de mudar a tendência natural dos factos, isto é, a Tunísia com maior número de probabilidades de ganhar, tendo em conta o seu rico historial no contexto internacional.

Na nossa selecção, a descontracção é uma realidade e a confiança um facto irrefutável. Aliás, basta recordar que nesta caminhada para CAN e Mundial de 2010 os Mambas, em particular fora de portas, foram sempre uma equipa bastante desinibida, com personalidade e digna dos bons resultados que conseguiu. Na Tunísia, onde se espera que estes padrões se mantenham, a crença num bom desfecho é total.

Sem comentários: