quarta-feira, 10 de junho de 2009

MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS, ESPANHA-2009 - Vocês são capazes de representar Moçambique condignamente – Ministro da Juventude e Desportos, dirigindo-s

VOCÊS são capazes de representar o país condignamente. Temos muita esperança nos bons resultados que trarão do “Mundial”.

Fernando Sumbana (esq.) saúda Bruno Pimentel (S.Costa)
Já mostraram em campeonatos anteriores que vocês têm capacidade. É preciso que continuem a acreditar que é possível fazer mais por forma a elevarem o mais alto possível a Bandeira Nacional”.

Foi com esta mensagem de apreço que o Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, procurou transmitir confiança e moralizar a Selecção Nacional no sentido de rubricar uma prestação positiva no Campeonato do Mundo do Grupo A, que deve passar em primeiro lugar pela manutenção.

Sumbana dirigiu-se aos jogadores antes do início do treino de segunda-feira, uma visita muito aplaudida pelos jogadores, que agradeceram o facto de o ministro se ter deslocado ao pavilhão do Desportivo para demonstrar a sua fraternidade com os hoquistas nacionais que vão participar no próximo mês no Campeonato Mundial de Espanha.

Fernando Sumbana, que não se cansou de transmitir palavras de encorajamento, afirmou que o hóquei em patins é daquelas modalidades que merece todo o apoio do Governo, pois tem sabido, dentro do possível, dignificar as cores nacionais além-fronteiras, apesar das dificuldades que tem vivido. “Desejo que o aparato que está a ser montado, o apoio que o Governo tem vindo a dar para que a preparação decorra sem sobressaltos sirva de “trampolim” para vocês (atletas) realizarem um bom campeonato”.

O titular da pasta da Juventude e Desportos elogiou ainda o esforço que a equipa técnica tem vindo a realizar para colocar os jogadores num nível aceitável em todos os aspectos, designadamente técnico, físico e táctico.

PREMIAÇÃO ASSEGURADA

Sumbana assegurou, em declaração ao “Notícias”, que os jogadores serão premiados de acordo com aquilo que será a sua prestação. Segundo ele, os valores da premiação estão ainda a ser equacionados, por isso preferiu não avançar com números.

“Estamos a trabalhar no sentido de premiar a equipa nacional de hóquei. Ela tem feito por merecer. Agora, o valor está dependente dos resultados que vão alcançar. Mas o plano é mesmo premiar os jogadores”.

Acrescentou ser intenção do Governo ajudar, dentro das suas capacidades, a equipa nacional para que nada falte. “Estamos a criar condições para que nada falte à selecção, pois queremos que esteja a bom nível”.

SUMBANA NA PASSAGEM DO TESTEMUNHO

O “Mundial” da Espanha terá um sabor especial para o nosso país. É que no final da prova será feita a passagem do testemunho de organizador do “Mundial” de 2011 a Moçambique, um feito inédito para África, já que será o primeiro país do continente a acolher um Campeonato do Mundo do Grupo “A”. Sublinhe-se que a África do Sul já recebeu o do Grupo “B”.

Na passagem do testemunho Moçambique estará representado pelo ministro da Juventude e Desportos, que afiançou constar da sua agenda a presença em Vigo, Espanha, para acompanhar este acto histórico.

Sobre o facto de Moçambique ser o anfitrião do próximo “Mundial”, Fernando Sumbana mostrou-se confiante numa boa organização. “Será uma grande oportunidade para melhorarmos as infra-estruturas. Acredito que temos condições para albergar a prova.

A nossa única preocupação é juntar pessoal capacitado para trabalhar antes e durante a prova, mas mediante a nossa organização creio que temos tudo para sermos bons anfitriões”.

Sem comentários: