quarta-feira, 3 de junho de 2009

“MUNDIAL” DE HÓQUEI EM PATINS, ESPANHA-2009 - Moçambique acelera preparação

POSITIVO! Este é o balanço que se pode fazer da preparação da Selecção Nacional de Hóquei em Patins que há cerca de três semanas iniciou a sua preparação tendo em vista a sua preparação para o Campeonato do Mundo do Grupo A a ter lugar em Espanha (Vigo e Pontevedra) de 4 a 11 de Julho.

MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS, MONTREUX-2007: Moçambique firme no Grupo “A”
Na noite de segunda-feira, o combinado nacional realizou mais uma sessão de treino no pavilhão do Desportivo e quem entrasse para dar uma “espreitadela” poderia pensar que se tratava de um jogo a sério e não de um treino cujo objectivo era aperfeiçoar os índices físico, técnico e táctico. Foi notável o empenho, arrojo e, acima de tudo, a vontade dos jogadores em querer fazer sempre mais e melhor.

O treino começou com os jogadores a elaborarem jogadas ofensivas que culminavam com fortes stickadas à baliza que, diga-se de passagem, estava bem guarnecida ora por Lucas, ora por Stélio. Os “petardos” de Kiko, Siga, Ilídio, Maninho, Mafamba, Nelson Costa ou de Bruno Pimentel, o “capitão”, contavam uma boa intervenção dos “keepers”, facto que aquecia os treinos, até porque a noite estava fria.

Pedro Pimentel, seleccionador nacional, e Júlio Mungói, adjunto, privilegiaram as jogadas ensaiadas com os jogadores (dois a dois) a avançarem em velocidade em direcção à baliza com sucessivas trocas de bola e depois tentarem fazer o golo de meia ou curta distância.

Foi também com alguma insistência que Pedro Pimentel pedia a cada jogador que ficasse atrás da baliza para num movimento repentino sair daquela posição e aparecer na área a finalizar. Uma jogada que mereceu muito destaque por parte da dupla técnica e que mereceu uma boa resposta dos jogadores já que souberam interpretar com mestria os ensinamentos.

O grupo está unido - Bruno Pimentel
No entanto, quando a jogada não saísse bem Pimentel mandava repetir até que a exactidão viesse ao de cima. Aliás, o desejo da equipa técnica em querer ver as coisas saírem com maior precisão foi evidente na sessão de treino que encerrou a preparação de segunda-feira. Pimentel dividiu o grupo em duas equipas de quatro jogadores de cada lado.

A equipa dos coletes verde florescente era composta por Stélio; Bruno Pimentel, David Pimentel, Siga e Kiko, enquanto a trajada de vermelho era formada por Lucas; Ilídio, Nelson Costa, Maninho e Mafamba. Hélder Costa e Mercê Mungoi ficaram de fora das primeiras opções, mas entraram depois para os lugares de Siga e Ilídio, respectivamente tendo dado boa conta de si.

Foi uma sessão muito competitiva e que decorreu a um ritmo alucinante. Não parecia um treino, mas um jogo em que estava em disputa um troféu. A equipa de vermelho, que teve o guarda-redes Lucas em bom plano, acabou vencendo, por 5-2 com os golos a serem apontados por Maninho (2), Nelson Costa (2) e Mafamba (1).

Marcaram para a formação “verde-florescente” Hélder Costa e Bruno Pimentel.

Todavia, o resultado foi o que menos importava neste jogo. O mais importante e o que deixou o corpo técnico satisfeito no final do treino eram a determinação, seriedade e, acima de tudo, o profissionalismo que os internacionais moçambicanos haviam demonstrado.

LOTE FINAL PARA O ESTÁGIO DIVULGADO PARA SEMANA

Bruno Adrião, um dos mais experientes da turma nacional,
A lista dos dez jogadores que seguirão viagem no dia 11 de Junho para o estágio pré-competitivo a realizar-se na Catalunha será conhecida no princípio da próxima semana. Nesta altura, Pimentel está a trabalhar com 13 atletas e terá que dispensar três, visto que pretende levar dez para o estágio, aos quais se juntarão os que actuam em Portugal, nomeadamente Bruno Adrião, Nuno Adrião, Júlio Soares e Paulo Pereira.

Durante o estágio, a condição física, técnica, bem como a integração táctica dos jogadores serão analisadas ao pormenor e só depois serão escolhidos os dez que irão seguir para a cidade de Vigo, local onde Moçambique vai disputar o “Mundial”.

O término do estágio, que contará com o auxílio do técnico espanhol José Barbarez, está previsto para o dia 30 do mês em curso, quatro dias antes do início do “Mundial”.

De recordar que Moçambique está inserido no Grupo “A” juntamente com a Espanha, equipa anfitriã, Angola e Colômbia.

Eis a composição dos grupos: Grupo “A” (Vigo): Espanha, Angola, Moçambique e Colômbia; Grupo “B” (Vigo): Suíça, Brasil, Andorra e Holanda; Grupo “C” (Pontevedra): Argentina, Portugal, Chile e EUA e Grupo “D” **(Pontevedra): Itália, França, Alemanha e Inglaterra.

Sem comentários: