terça-feira, 9 de junho de 2009

“PROVINCIAIS” DE FUTEBOL - Académica foge à concorrência

A ACADÉMICA isolou-se ainda mais na liderança do Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo ao vencer o 1º de Maio por 1-0, em partida da oitava jornada.

O tanzaniano Victor Costa, tentando livrar-se de Toni II
Os “estudantes” passaram a somar 20 pontos, mais cinco que os “alvi-rubros”, que apesar da derrota mantiveram-se na segunda posição, embora com os mesmos pontos que o Mahafil que empatou a zero golo com o Cape-Cape.

O Estrela Vermelha voltou a marcar passo na luta pela primeira posição, desta vez empatou sem abertura de contagem com o União FC. Os “alaranjados” estão em quarto lugar com 13 pontos, mais três que o Beira-Mar que bateu a turma das Águias Especiais, por 3-0.

Numa jornada caracterizada por empates, o Nova Aliança e o Zixaxa não foram além de uma igualdade a zero bola.

Assim está a classificação: 1º Académica (20 pontos); 2º 1º de Maio (15); 3º Mahafil (15); 4º Estrela Vermelha (13); 5º Nova Aliança (12); 6º Beira-Mar (10); 7º União FC (8); 8º Águias Especiais (6); 9º Cape-Cape (4) e 10º Zixaxa (4).

TÊXTIL DO PÚNGUÈ INTOCÁVEL

A FORMAÇÃO do Têxtil do Púnguè continua na liderança da tabela classificativa do Campeonato Provincial de Futebol em Sofala, mercê da vitória conquistada domingo último, no campo do Ferroviário da Manga, na Beira, diante do Matchedje local por 3-0, em partida inserida na nova jornada, a segunda da segunda volta deste certame.

Com este resultado, o Têxtil do Púnguè passou a contar com 27 pontos, contra os 24 do seu mais directo perseguidor, o Sporting da Beira, na segunda posição, que também no domingo derrotou o Pipeline por duas bolas sem resposta.

Com a derrota do último final de semana, o Pipeline continua a ocupar o terceiro lugar, com 14 pontos. A quarta posição pertence ao Estrela Vermelha da Beira, com 13 pontos, que no sábado passado conseguiu uma vitória mercê da falta de comparência carimbada ao seu adversário, Piratas da Beira, com quatro pontos e que está na sétima e penúltima posição.

Na outra partida da nona jornada do Campeonato Provincial de Futebol em Sofala, Vespas Futebol Clube do Dondo-Desportivo de Chingussura, o resultado favoreceu aos visitantes, 1-2. Sendo assim, o Desportivo passou a contar com 11 pontos e ocupa a sexta posição. A formação do Dondo é ainda o lanterna vermelha, com zero ponto.

No próximo final de semana, a partida Pipeline-Estrela Vermelha da Beira poderá ser a mais renhida da décima jornada, depois destas formações terem empatado sem abertura de contagem na primeira volta. Enquanto isso, o Sporting da Beira vai receber o Desportivo de Chingussura, a quem derrotou na primeira volta por 10-1.

Já os Piratas terão pela frente o Matchedje, com quem empatou sem abertura de contagem na primeira volta.

Por outro lado, o Têxtil do Púnguè parece que terá uma tarefa muito fácil diante do Vespas Futebol Clube do Dondo, que derrotou por 7-0 na primeira volta.

CHIBUTO CONSOLIDA LIDERANÇA

O Clube de Chibuto consolidou a liderança do Campeonato da Província de Gaza ao empatar com o Clube de Gaza a zero bola em desafio da sétima jornada.

O Ferroviário de Gaza venceu a Associação Desportiva de Chókwè, por 3-1, e subiu para o segundo lugar em troca com o Clube de Gaza que caiu para o terceiro lugar.

Nos restantes jogos da ronda, o destaque vai para a goleada do Clube de Chidenguele sobre o seu homónimo de Manjacaze, por 4-1.

O Clube de Chibuto lidera com 17 pontos, seguido do Ferroviário e Clube de Gaza com 16 e 15 pontos, respectivamente.

Nos outros embates, o Teka Mahala ganhou ao Costa do Sol, por 3-0, e o Clube da Macia e o Ferroviário de Mabalane empataram a uma bola.

BEIRA-MAR PRIMEIRO EM CABO DELGADO

Arrancou, depois de um adiamento de duas semanas, o Campeonato de Futebol de Cabo Delgado, que se previa fosse disputado por oito equipas, mas que registou logo na primeira jornada a ausência do Atlético de Montepuez e da Força de Mudança de Chiúre, que desistiram à última hora, deixando que sejam as restantes seis, nomeadamente Ferroviário, Desportivo, Beira-Mar, Associação Desportiva e Futebol Clube de Ingonane, ambas da cidade de Pemba, mais o Desportivo de Mocímboa da Praia, da autarquia do mesmo nome a disputar a competição.

Na jornada inaugural o Futebol Clube de Ingonane a primeira equipa a sair do seu burgo para se deslocar à Mocímboa da Praia, onde arrancou um empate a zero golo, mesma marca com que terminou o jogo que colocava frente-a-frente a Associação Desportiva de Pemba, vulgo “Pembinha”, ao “regressado” Ferroviário de Pemba, sendo que a única partida que terminou com golos foi a disputada entre Desportivo de Pemba e o Beira-Mar do bairro de Natite, este que saiu vitorioso ao bater o seu adversário por um claro 2-0.

Cumprida a primeira jornada, em que o jogo entre o “Pembinha” e o Ferroviário acabou chamando muito público, que não ficou defraudado, temos a seguinte tabela classificativa: 1º Beira-Mar (3); Ass. Desportiva (1); Desportivo de Mocímboa (1);

FC de Ingonane (1); Ferroviário (1) e Desportivo de Pemba (0).
Na próxima jornada o Desportivo de Mocímboa da Praia vai se deslocar à Pemba para defrontar o “Pembinha”, agora treinado por Sataca, o Futebol de Ingonane medirá forças com o desportivo de Pemba e o Ferroviário vai receber o líder da tabela, o Beira-Mar.

Sem comentários: