sexta-feira, 5 de junho de 2009

BASQUETEBOL–CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - “Locomotivas” no centro do furacão

DEPOIS do Desportivo, semana transacta, agora é a vez do Ferroviário. A vez de os “locomotivas” estarem no centro do furacão, face à amplitude dos seus compromissos e também do cada vez mais crescente interesse em redor do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo.

Jogo de Basquetebol entre a turma do Desportivo e A Politécnica
Em Masculinos, onde vai torcendo por um percalço dos animados e confortáveis “alvi-negros”, o Ferroviário enfrenta amanhã um Maxaquene à beira de deixar os seus adeptos num verdadeiro ataque de nervos, tendo em conta a pálida imagem que vai apresentando. Já no que diz respeito aos femininos, a partida com A Politécnica assume uma importância transcendental, pois à entrada para a segunda volta o comando da prova pertence a um triunvirato, prometendo desafios bastante renhidos entre si.

A cavalgada do Desportivo é uma realidade inquestionável. Para além de ser a única formação invicta, poucas chances oferece aos adversários para se pensar numa hipotética escorregadela. Na sexta jornada do Grupo A, a turma de Carlos Ferro, esta noite, a partir das 20.00 horas, no seu pavilhão, tem pela frente o Costa do Sol, certamente transfigurado após a brilhante vitória sobre o Maxaquene e na sua primeira centena da temporada. É conhecida a forma aguerrida que caracteriza a actuação destes dois conjuntos, daí ser lícito perspectivar uma grande partida de basquetebol.

“A priori”, o favoritismo pende para o Desportivo, até porque a sequência de vitórias claras que vem registando galvanizam sobremaneira os jogadores, que, se não se envaidecerem pelo sucesso, a chave do título da capital do país não lhes fugirá, incluindo, já numa equação futurista, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Os “canarinhos”, no entanto, saberão dar a resposta devida.

Todavia, é no frente-a-frente entre o vice e o campeão que as atenções dos amantes da bola-ao-cesto irão convergir. Maxaquene e Ferroviário enfrentam-se numa altura em que os “locomotivas” procuram a todo o custo superar a actual onda “alvi-negra”, pelo que entrarão para o pavilhão do Estrela Vermelha, amanhã, às 17.30 horas, pensando somente no triunfo. Um triunfo que lhes permitiria manter acesa a sua luz e motivar os jogadores em relação aos compromissos que se seguem.

Os “tricolores”, por seu turno, não estão a aparecer neste campeonato. Estão apagados. Completamente inexistentes, facto que deixa os seus adeptos desencantados, pois a equipa de Horácio Martins coloca-se fora do centro de decisão, pressupondo que o título está praticamente fora de conjecturas.
Em femininos, com o Desportivo a iniciar a segunda volta folgado, defrontando a Académica, o desafio entre Ferroviário e A Politécnica prende as atenções de tudo e todos. Será um verdadeiro duelo de gigantes, amanhã, no recinto das “locomotivas”, a partir das 17.00 horas.

Naturalmente animado com a vitória perante as campeãs nacionais, Hassane Adamo vê neste desafio uma oportunidade para abrir novos horizontes, só que também sabe que as estrelas “universitárias” quando cintilam ninguém lhes agarra.

O calendário completo do fim-de-semana é o seguinte:

HOJE

Pavilhão do Estrela Vermelha

18.45h – Maxaquene-Eagles (Sen. Fem.)

20.00h – UP-Eagles (Sen. Masc.)

Campo do Ferroviário

20.00h – Aeroporto-Real Sociedade (Sen. Masc.)Pavilhão do Desportivo

18.45h – Académica-Desportivo (Sen. Fem.)

20.00h – Desportivo-Costa do Sol (Sen. Masc.)

AMANHÃ

Pavilhão do Estrela Vermelha

17.30h – Maxaquene-Ferroviário (Sen. Masc.)

Campo do Ferroviário

17.00h – Ferroviário-A Politécnica A (Sen. Fem.)

Sem comentários: