quarta-feira, 17 de junho de 2009

MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS ESPANHA 2009 - Moçambique já sente o calor da Catalunha

A SELECÇÃO Nacional de Hóquei em Patins está desde sexta-feira na Catalunha, Espanha, a cumprir a segunda fase de preparação tendo em vista a sua participação no Campeonato do Mundo do Grupo A a ter lugar nas cidades espanholas de Vigo e Pontevedra entre os dias 4 e 11 do próximo mês.

Confirmada a ausência de Bruno Adrião (dir.) do “Mundial”
Após um fim-de-semana que serviu para organizar os processos de treinamento, bem como para os jogadores se ambientar ao calor tórrido da Catalunha, na segunda-feira foi dia de dizer mãos à obra. Na ausência de Pedro Pimentel, treinador principal, que devido a motivos profissionais só deverá se juntar ao resto do grupo na próxima semana, Júlio Mungói, treinador adjunto e José Barbarez, técnico espanhol que apoiará o combinado nacional nos treinos orientaram a primeira sessão em terras ibéricas.

O treino serviu para aprimorar todos os aspectos: técnico-táctico e físico, numa altura em que falta pouco menos de um mês para que a elite do hóquei em patins comece a desfilar em Vigo e Potenvedra, sendo que Moçambique ficará instalado na primeira cidade e terá a honra de dar a “stickada” inicial frente à anfitriã Espanha.

Os treinos foram divididos em duas partes de manhã os técnicos puxaram pelo físico e à tarde privilegiaram a técnica e ensaiaram diferentes processos tácticos. É neste último aspecto que o técnico espanhol pode ser uma verdadeira mais-valia, visto ser conhecedor da forma de actuar da Espanha. Para além dos espanhóis, a turma moçambicana terá que ombrear na fase de grupos com a Colômbia e Angola.

No sentido de dar mais competitividade e limar algumas arestas, a Selecção Nacional tem previsto jogos de controlo frente a equipas espanholas no decorrer desta semana. Irão permitir aos técnicos ter uma ideia mais detalhada da actual condição da equipa, até para saberem quais são os jogadores que merecem maior confiança visto que quatro serão dispensados se se atender que são 14 os convocados, mas só dez podem integrar a convocatória final.

BRUNO ADRIÃO FORA DE JOGO

Está confirmada a ausência do internacional moçambicano Bruno Adrião do Mundial. Desde o princípio da preparação há cerca de dois meses que o jogador vinha mostrando indisponibilidade em dar o seu contributo pelo facto de não estar a jogar, tendo ainda alegado motivos pessoais.

Mas esperava-se que voltasse atrás na sua decisão, até porque é um jogador que nos “Mundiais” de Oliveira de Azeméis (2003), Montivideu (2006) e Montreux (2007) desempenhou um papel nuclear na selecção.

MERCÊ MUNGÓI JUNTA-SE AO GRUPO

E é para colmatar esta lacuna que à última hora, Mercê Mungói seguiu para o estágio da Catalunha após ter sido dado como uma carta fora do baralho aquando do anúncio da convocatória.

Mercê Mungói, o novato da selecção, terá assim a oportunidade de mostrar o seu valor extramuros e quiçá lutar para estar na convocatória final.

TRIO “LUSO” ESPERADO

Para que o grupo de jogadores fique completo só falta que Paulo Pereira, Nuno Adrião e José Soares se juntem à Selecção Nacional, algo que deverá acontecer brevemente.

Bruno Pimentel, “capitão” da Selecção Nacional de Hoquei
Tudo indica que José Soares será o primeiro a desembarcar na Catalunha, enquanto Paulo Pereira, o “artilheiro” da equipa, e Nuno Adrião, dono da baliza nacional, têm prevista a partida (Lisboa-Catalunha) para o próximo dia 25.

Quem já está a treinar com a selecção é o capitão Bruno Pimentel, que devido a motivos profissionais só seguiu na manhã do último sábado.

Neste momento são onze os atletas que estão a cumprir o estágio pré-competitivo, a saber:

GUARDA-REDES – Arnaldo Queiroz e Lucas Cossa.

JOGADORES DE CAMPO – Bruno Pimentel, Wilson Sigallete (Siga), Spiros Esculudes (Kiko), David Pimentel, Nelson Costa, Ilídio Canda, Ivan Esculudes (Maninho), Nelson Miquessene (Mafamba) e Mercê Mungói.

Sem comentários: