quinta-feira, 18 de junho de 2009

QUALIFICAÇÃO PARA CAN E MUNDIAL DE 2010 - Quem seguirá para Nairobi?

O ENVOLVIMENTO, a dedicação e o esforço para superar todas as vicissitudes que terão pela frente, estas foram as características dos cinco dias de estágio dos Mambas na Etiópia tendo em vista a partida de sábado, pelas 15.00 horas, diante do Quénia, a contar para a terceira jornada do Grupo B de qualificação para CAN e Mundial de 2010.

O ENVOLVIMENTO, a dedicação e o esforço para superar todas as vicissitudes que forãono jogo  pela frente a Tunisia.
Nairobi fervilha de expectativa em redor deste importante embate para ambos os conjuntos, pelo menos no que diz respeito às suas contas de apuramento para o Campeonato Africano de Angola. A turma moçambicana conclui hoje a sua preparação em Addis-Abeba, ocasião que será aproveitada pelo técnico Mart Nooij para divulgar a lista dos 18 futebolistas que seguirão viagem para o “teatro das operações”*, enquanto os dispensados regressão a Maputo.

Partindo do pressuposto de que numa prova de apuramento desta natureza, com apenas seis jogos, uma derrota é sempre um grande revés, é de calcular que Quénia e Moçambique não estejam a pensar num outro desfecho que não seja a vitória.

É verdade que não será determinante para as suas aspirações, no entanto, representará um passo muito importante, pelo menos para entrar na segunda volta com mais determinação e confiança.

Confiança, aliás, é o que se vive no seio da turma moçambicana, mas sem embandeirar em arco, sabido é que os quenianos entrarão a exercer uma grande pressão. Uma pressão que até pode ser desmedida, situação que, na óptica de Mart Nooij, pode muito bem ser aproveitada pela nossa equipa.

Os jogadores estão dispostos a enfrentar todas as barreiras que naturalmente terão em Nairobi. O estágio na Etiópia teve o condão de ambientar o time à temperatura que encontrará no Quénia, mas sem sofrer efeitos de maior, pois tem a chegada prevista para amanhã, portanto, a somente 24 horas do desafio.

Hoje, derradeiro dia do estágio, o seleccionador nacional fará a divulgação dos 18 jogadores que seguirão para Nairobi.

Segundo estimamos, Lamá, Alvarito, Zé Luís, Mustafá e Carlitos deverão ser os dispensados, significando isso que Mart Nooij levará para o Quénia os guarda-redes Marcelino e Binó; os defesas Dário Khan, Fanuel, Mano, Paíto, Campira e Whisky; os meio-canpistas Danito Parruque, Momed Hagy, Dominguez, Simão e Genito; e os avançados Tico-Tico, Dário Monteiro, Hélder Pelembe, Josimar e Gonçalves Fumo.

GANA REJEITA QUÉNIA

A selecção do Gana está a efectuar, no Quénia, um estágio de preparação e climatização para o desafio contra o Sudão, domingo, em Cartum. As “Estrelas Negras” instalaram o seu campo de treino em Naivasha, a cerca de 100 quilómetros a oeste de Nairobi, para evitar a vida agitada da capital.

A equipa comporta 24 jogadores, é dirigida pelo seleccionador Milovan Rajevac e instalou a sua base na Residência Simba, treinando no Estádio Oserian, propriedade da empresa de horticultura Oserian Flowers.

No entanto, para grande decepção dos adeptos de futebol no Quénia, as “Estrelas Negras”** rejeitaram um jogo amigável com a selecção local, alegando que desejavam evitar eventuais lesões na véspera do embate de Cartum.

O Gana lidera o Grupo D com seis pontos, seguido pelo Benin com três, Sudão e Mali um ponto cada.

Sem comentários: