sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Aí está o Ferroviário-Desportivo!


O Maxaquene, terceiro classificado, joga no seu terreno com os olhos postos na segunda posição, e rezando para que o Ferroviário de Maputo descarrile diante do Desportivo de Maputo.

O jogo Ferroviário de Maputo vs Desportivo é tão apetitoso que já mexe com algumas sensibilidades, principalmente daqueles adeptos ferrenhos que sabem que, sempre que estas duas equipas se encontram, há faísca, independentemente da posição que cada uma ocupa. Os “locomotivas” estão na segunda posição com 41 pontos, enquanto os “alvi-negros” estão no oitavo lugar com 25 pontos.

Mas quem deve estar a babar são os “muçulmanos” que recebem o HCB de Songo pois, para além de se preocuparem com eles mesmos, os resultados do Ferroviário de Maputo são do seu interesse.

Os “locomotivas”, certamente, estarão mais pressionados do que os “alvi-negros”. O primeiro lugar sempre foi ambicionado por qualquer participante neste Moçambola e o Ferroviário não quererá ficar cada vez mais longe, seja qual for o preço, ainda por cima quando sabe que transporta consigo um pesadelo chamado Liga Muçulmana, a quem persegue com uma desvantagem de seis pontos no comando da prova.

A avaliar por aquilo que tem sido o comportamento do Ferroviário de Maputo e Desportivo nas últimas jornadas, o Ferroviário está em melhores condições de vencer o jogo, ainda com vantagem de jogar no seu ambiente. Mas, como já o dissemos, tudo não passa de prognóstico, porque no “teatro das operações” outro galo pode cantar! Na primeira volta, os atletas de Chiquinho Conde venceram por 2-0.

A Liga Muçulmana, equipa que comanda o Moçambola de forma isolada, recebe o HCB de Songo, de Mussá Osman, que na primeira volta ganhou por 2-0. Será desta vez que a união “muçulmana” vai fazer a força? Tudo indica que nos bastidores deve haver um trabalho profundo para que a Liga, melhor classificado, fique mais solta no comando. Atenção, Artur Semedo, o terreno pode ser lamacento.

O Maxaquene, terceiro classificado, joga no seu terreno com os olhos postos também na segunda posição, mas rezando para que o Ferroviário de Maputo descarrile diante do Desportivo de Maputo. O adversário chama-se FC de Lichinga, penúltimo classificado e é um aflito. Mas nem com isso os homens do Niassa se deixarão abater. Até porque, matematicamente, ainda não desceram de divisão como se propala por aí! Na primeira volta o desfecho foi de 1-1
.

O Costa do Sol, outro histórico candidato mas nesta época não é sério ao título, recebe o Matchedje. Os “canarinhos” têm uma missão espinhosa, porque os “militares” já não são pera-doce como dantes. Até porque a luta pelo melhor posicionamento na tabela classificativa interessa aos dois. As duas formações têm, neste encontro, a oportunidade de chegar ao quinto posto, mas isso não depende só deles, mas de terceiros. No desafio da primeira volta, o Costa do Sol triunfou por 2-0.

O Ferroviário da Beira, que está a fazer uma recuperação depois do regresso de Akil Marcelino ao comando técnico, recebe o aflito Atlético Muçulmano. Vai ser um tira-teimas se se atender que os “locomotivas” estão numa posição confortável, mas precisam de melhorar a sua prestação. É preciso ter em conta este jogo, porque pode criar alguns calafrios aos adeptos ferrenhos, pois o Atlético ainda acredita na manutenção. Um a um na primeira volta.

Crescêncio José

Sem comentários: