segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MOÇAMBOLA-2010: Sinfonia “muçulmana” mais aprazível


ESTÁ cada vez mais aprazível a sinfonia inteligentemente interpretada pela Liga Muçulmana no Moçambola-2010. As vitórias vão lhe caindo com naturalidade e a sua pontuação mais gorda e o fosso maior em relação ao segundo classificado, o Ferroviário de Maputo, que não tem sabido primar pela regularidade.



Na 21ª jornada, os “muçulmanos” souberam tirar partido da igualdade (1-1) dos “locomotivas”, sábado, no Estádio da Machava, face ao Desportivo, ganhando ontem à HCB do Songo por 1-0, na transformação de uma grande penalidade.

Agora com uma vantagem de oito pontos (50-42), a equipa de Artur Semedo, em paralelo com os fortes argumentos que será obrigado a esgrimir diante dos seus adversários, se efectivamente está interessado em chegar ao título sem sobressaltos, colocar-se-á na bancada a assistir à prometedora luta entre Ferroviário e Maxaquene, pois, separados por apenas um ponto, espevitar-se-ão para um confronto directo entre si e que pode muito bem ser aproveitado pela Liga Muçulmana para a sua fuga.

Os “tricolores” também precisaram de um penalte para ganhar ao FC Lichinga, um resultado que constituiu um autêntico sufoco ao representante do Niassa, uma vez que foi desterrado para o posto de “lanterna vermelha”, em troca com o Ferroviário de Pemba.

Os “locomotivas” de Cabo Delgado, que pela primeira vez no campeonato saíram da última posição, derrotaram o Sporting das Beira por 2-1, propondo-se a iniciar uma nova fase na sua tentativa de permanência no convívio dos grandes.

O mesmo sucede com o Atlético Muçulmano, que foi ao Chiveve bater o Ferroviário da Beira por 1-0, porém, insuficiente para assustar o Textáfrica, já que este também venceu – coincidentemente, pelo mesmo resultado de uma bola sem resposta – o Vilankulo FC, em partida realizada no campo do Ferroviário da Manga, na Beira, devido à interdição imposta ao campo da Soalpo pelo Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol. Mais um triunfo na sua boa campanha foi conseguido pelo Matchedje, vitorioso diante do Costa do Sol por 1-0, mantendo-se na quinta posição
.

Na classificação, Liga Muçulmana soma 50 pontos, seguido do Ferroviário de Maputo com 42, Maxaquene 41, HCB 36, Matchedje 29, Sporting e Desportivo 26, Costa do Sol 25, Ferroviário da Beira 24, Vilankulo FC 23, Textáfrica 22, e, abaixo da linha de água, Atlético Muçulmano 20, Ferroviário de Pemba 18 e FC Lichinga 17.

No próximo fim-de-semana não haverá Moçambola, em virtude da realização das meias-finais da Taça de Moçambique, com os desafios Maxaquene-Textáfrica e FC Lichinga-Vilankulo FC
.

O campeonato regressa nos dias 2 e 3 de Outubro, com a 22ª jornada, compreendendo os jogos Atlético Muçulmano-Liga Muçulmana, Maxaquene-Ferroviário de Maputo, Vilankulo FC-Matchedje, Costa do Sol-Ferroviário de Pemba, Sporting-Desportivo, HCB-Textáfrica e FC Lichinga-Ferroviário da Beira.

Sem comentários: