sexta-feira, 17 de setembro de 2010

LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL - Do “clássico” lisboeta ao duelo moçambicano


A QUINTA jornada da Liga Portuguesa de Futebol tem condimentos mais do que suficientes para prender a atenção dos adeptos do desporto-rei no país. A mesma ronda concentra dois pólos de forte atracção: Benfica-Sporting, o maior “clássico” lisboeta e o apaixonado duelo entre o Olhanense de Mexer e o Portimonense de Jumisse e Hélder Pelembe. O confronto entre moçambicanos hoje, a partir das 21.15 horas, abre a ronda.


A principal novidade na formação de Portimão é mesmo o regresso à convocatória de Hélder Pelembe após lesão. Tal como o ex-avançado do Maxaquene, Jumisse e Mexer deverão ter oportunidade de jogar.

De referir que o “team” de Olhão, que é treinado por um luso-moçambicano, Daúto Faquirá, encara este desafio moralizado depois de na ronda anterior ter empatado com o Sporting a zero golo em pleno Estádio de Alvalade. O defesa Mexer entrou a substituir aos 87 minutos.

BENFICA-SPORTING



O “derby” e clássico lisboeta domina a ronda e será jogado no domingo às 21.15h, num ambiente de grande tensão devido à posição assumida pelos “encarnados” causada pelas arbitragens. Carlos Xistra será o árbitro, mas espera-se que a figura do jogo não seja ele mas sim os jogadores, aqueles que têm a missão de proporcionar espectáculo.

O Benfica está muito longe de atingir a forma que o tornou campeão nacional, nesta altura ocupa um humilhante 13° lugar e precisa de vencer sob o risco de cair para os lugares de despromoção algo que seria inédito na história do futebol português.

O Sporting também não pode respirar de alívio, pois ocupa a quinta posição e também pode entrar em queda livre caso seja derrotado.

LÍDER NA MADEIRA

O FC Porto, líder isolado com 12 pontos, mais quatro que o Guimarães, segundo classificado, joga fora com o Nacional da Madeira naquela que é a sua deslocação mais difícil até esta altura.
CALENDÁRIO (5ª JORNADA)

HOJE


21:15 h – Olhanense-Portimonense

AMANHÃ

18.00 h - Beira-Mar-Marítimo
22.15 h - V. Guimarães-U. Leiria

DOMINGO

17:00 h - Rio Ave-Académica

18.00 h – Naval-V. Setúbal

19.00 h - P. Ferreira-Sp. Braga

21.15 h –Benfica-Sporting

SEGUNDA

20.45 h – Nacional-FC Porto

Sem comentários: