sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MOÇAMBOLA-2010: HCB com energia suficiente para descarregar sobre a Liga?


AS grandes decisões já começam a fazer parte do Moçambola. Decisões em relação ao título, para o qual a Liga Muçulmana continua numa posição bastante privilegiada, apesar da cerrada perseguição do Ferroviário do Maputo, que ainda sonha com a renovação. E decisões em relação à manutenção, onde FC Lichinga, Atlético Muçulmano e Ferroviário de Pemba procuram se livrar do poço e puxar para o precipício outras formações que se encontram também numa posição periclitante, como é o caso do Textáfrica. No início das derradeiras seis jornadas – esta é a vigésima primeira – a equipa “muçulmana”, apesar de receber, domingo, às 15.00 horas, um adversário que estamos em crer que ainda não atirou a toalha ao chão na luta pelo título, vai tudo fazer para vencer, até porque aos “locomotivas” também não se reserva missão fácil, diante do Desportivo, amanhã, no Estádio da Machava.



Nesta altura do Moçambola-2010 cada qual faz as suas contas. Para uns, contas mais animadoras e que de jornada em jornada coloca nos seus adeptos um sorriso bastante largo. Para outros, nada melhor do que se conformar com a situação e tentar, na medida do possível, uma classificação consentânea com os seus pergaminhos. Para outros ainda, até dá a sensação de que a máquina de calcular está avariada, que o mundo está completamente parado e nada acontece à sua volta, tal é o aperto da corda no seu pescoço.


Mas porque os campeões são merecidamente os mais sublimados, é com toda a razão que as atenções convergem mais para o topo, com várias interrogações de permeio
: até onde irá a resistência da Liga Muçulmana?

O Desportivo, apesar de já não fazer parte dos candidatos ao título, em face da sua péssima campanha, vai encarar o Ferroviário com verticalidade de um dos grandes da praça.

É verdade que o Vale do Infulene, amanhã, não será o mesmo da última jornada do campeonato do ano passado, quando o Ferroviário-Desportivo decidiu o troféu, mas o interesse à volta da partida se mantém, até pela habitual alegria que os adeptos dos dois clubes proporcionam quando se encontram.

POÇO MAIS PROFUNDO



A ronda transacta não trouxe nenhuma novidade agradável para os três últimos classificados. Antes pelo contrário, o poço tornou-se mais profundo, senão vejamos: Atlético Muçulmano perdeu, FC Lichinga e Ferroviário de Pemba empataram no seu terreno. Um panorama extremamente preocupante e cuja solução não se adivinha fácil. E, desta vez, à excepção dos “locomotivas”, que continuam a actuar no Estádio Municipal da capital de Cabo Delgado, depois de terem feito quase toda a primeira volta fora de portas, os outros dois enfrentam deslocações difíceis.

O FC Lichinga visita domingo o Maxaquene, cujas ambições em relação ao título ainda animam o grupo. Logo, significa que, à semelhança dos niassenses, os “tricolores” também apostam forte nos três pontos e certamente farão valer o seu favoritismo.

O mesmo sucederá com o Ferroviário da Beira, hospedeiro do Atlético Muçulmano, enquanto em Pemba poderá se registar algum equilíbrio no confronto entre a turma local e o Sporting, embora haja a destacar a excelente caminhada dos “leões” de Hilário Manjate.

A tarde de amanhã será marcada por mais dois encontros, que se auguram muito interessantes, particularmente aquele que será travado no relvado dos “canarinhos”, colocando frente-a-frente Matchedje e Costa do Sol. Trata-se de duas equipas que nas últimas jornadas subiram extraordinariamente na tabela classificativa, propondo-se a não parar por aí, mas sim melhorar a cada desafio
.

Com o seu campo interditado devido ao “hooliganismo” protagonizado pelos seus adeptos, no embate contra o Sporting, o Textáfrica é obrigado a actuar em terreno alheio, neste caso, no Ferroviário da Manga, na Beira. Recebe o Vilankulo FC, numa partida de difícil prognóstico, dada a característica dos contendores e da pressão que se exerce sobre si face a uma iminente descida de divisão. Coincidentemente, são dois conjuntos que ainda se mantêm em prova na Taça de Moçambique e, por conseguinte, com possibilidades de conquistar esse troféu.

Sem comentários: