Jornal Desportivo de Moçambique é um projecto de ambito nacional e tem como missão reunir, conservar e difundir a documentação de carácter desportiva.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
JOGOS AFRICANOS DE MAPUTO-2011 - Moçambique pede apoio técnico a Angola
MOÇAMBIQUE solicitou ontem, formalmente, apoio técnico e organizacional à República de Angola para a preparação e realização dos X Jogos Africanos, que terão lugar na cidade de maputo, entre os dias 3 e 18 de Setembro do próximo ano.
O pedido foi feito pelo Ministro das Finanças, Manuel Chang, na abertura dos trabalhos da VIII Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral entre os dois países, que teve início ontem na capital moçambicana.
O pedido de Manuel Chang, que encabeça a delegação moçambicana nesta sessão, foi dirigido à Ministra angolana do Planeamento, Ana Dias Lourenço, que respondeu positivamente à solicitação.
“Queremos, uma vez mais, solicitar apoio técnico e organizacional para os Jogos Africanos de 2011, uma vez Angola que está dotada de experiência em acolher acontecimentos desta envergadura”, disse Chang, numa clara alusão ao CAN-2010, que teve lugar em Janeiro último naquele país.
DEBATE NA BEIRA
Depois de o Primeiro-Ministro, Aires Ali, ter na quarta-feira se reunido com os jornalistas desportivos da capital do país para uma auscultação sobre a sua sensibilidade em relação aos X Jogos Africanos de Maputo-2011, o debate estende-se hoje à cidade da Beira, onde o Comité Organizador (COJA) programou um encontro com a Comunicação Social local, a ter lugar na sede do Sindicato Nacional dos Jornalistas, a partir das 18.00 horas.
Trata-se de uma oportunidade que o COJA considera soberana para efectuar a divulgação do evento, a partir de um alvo (jornalistas) com uma grande preponderância para diariamente manter informados os moçambicanos sobre o desenrolar do processo de preparação e organização da Olimpíada continental.
Aliás, na reunião com o Primeiro-Ministro, o denominador comum nas diferentes intervenções teve a ver justamente com a fraca divulgação do evento, tanto em Maputo, cidade que acolherá os Jogos, como noutras províncias, daí ter-se recomendado para a urgência de acções de grande impacto em todo o país.
Deste modo, e paralelamente ao grande movimento desportivo que caracterizará o Chiveve este fim-de-semana, com a efectivação do I Festival Nacional dos Jogos Tradicionais, o Comité Organizador dos Jogos Africanos entendeu, e bem, promover este encontro com jornalistas beirenses de todas as áreas, de forma a municiá-los de tudo quanto está a acontecer em redor da preparação do certame.
Enquanto isso, na próxima quinta-feira, dia 30, o COJA fará a divulgação dos Jogos Africanos entre os jovens reunidos no II Conselho Nacional da Aro Moçambique.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário