sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BASQUETEBOL–LIGA NACIONAL VODACOM - Efervescência na capital




NOITES de autêntica efervescência basquetebolística são aguardadas este fim-de-semana na capital do país, no início da etapa complementar da Liga Nacional Vodacom em Seniores Masculinos. Trata-se do começo da segunda volta da fase regular e aquela que, definitivamente, nos dará a conhecer os apurados para as meias-finais, ou seja, dos “play-off”.

E melhor cardápio não seria servido aos amantes da bola-ao-cesto que não fosse o frente-a-frente entre as quatro formações maputenses, com destaque para o facto de o campeão, Maxaquene, enfrentar, consecutivamente, amanhã e no domingo, os seus grandes rivais Desportivo e Ferroviário, na tenaz discussão pelo comando da prova.



A primeira volta conheceu, no pretérito fim-de-semana, desfecho que acabou sendo um verdadeiro volte-face superiormente protagonizado pelos “locomotivas”. É que, tendo essa etapa sido globalmente dominada pelo “alvi-negros”, com a sua jovem equipa e altamente competitiva a oferecer partidas empolgantes, na derradeira jornada, a turma de Carlos Ferro virou tudo de avesso, não somente ganhando (81-77) ao então líder invicto como também logrando a ascensão ao primeiro posto.

Aliás, apesar de se deleitarem com as excelentes exibições da sua equipa e, sobretudo, com a sua carreira vitoriosa – claro, antes da jornada passada – o receio dos adeptos do Desportivo sempre foi este: conseguiremos manter o mesmo nível de actuações e de facto chegar ao título nacional que foge ao clube há muitos anos?

Isto porque a experiência das temporadas anteriores tem sido amarga, pois os “alvi-negros” normalmente começam bem, mas, no momento da verdade, baqueiam redondamente. E a derrota face ao Ferroviário, mesmo não significando rigorosamente nada em relação às suas aspirações, não deixa de ser inquietante, trazendo ao de cima o espectro do falhanço.

Já os “locomotivas” conseguiram se equilibrar e, acima de tudo, avivar as suas expectativas quanto ao regresso ao trono. É verdade que o seu percurso no Campeonato da Cidade foi caracterizado por uma palidez que poderia ter levado os seus aficionados a temerem o pior, porém, na presente Liga Nacional de Basquetebol Vodacom a equipa se transfigurou e colocou a sua fasquia de exibições num nível muito alto, culminando com aquele preciosíssimo triunfo sobre os “alvi-negros”, após prolongamento. Evidentemente que ainda não é tempo de embandeirar em arco, mas as indicações dadas são extraordinárias.


CAMPEÃO PRESSIONADO




Outro conjunto que foi obrigado a transcender-se é o Maxaquene. Se a derrota na estreia da prova, diante do eterno rival Desportivo, foi perfeitamente compreensível, até porque os pupilos de Horácio Martins não haviam poupado os seus vizinhos na renhida luta pelo título da capital do país, já o revés sofrido em Quelimane, diante do estreante Sporting/Soprotecção, caiu muito mal nas hostes “tricolores”.

Pressionados devido ao grande investimento efectuado na equipa, que incluiu o regresso do técnico espanhol Joseba Garcia e a contratação de dois jogadores da pátria da bola-ao-cesto, os campeões nacionais encetaram uma mudança radical que se espera mais consistente no decurso da segunda volta e, sobretudo, quando este fim-de-semana a equipa for colocada à prova perante os outros candidatos ao título.

Noutro patamar do campeonato, Ferroviário da Beira e Costa do Sol, à semelhança do ano passado, mantêm uma acesa discussão pela quarta vaga que dá acesso aos “play-off”. Neste momento, a formação do Chiveve leva um ponto de vantagem (11-10), mercê da sua vitória no confronto entre ambos, na capital sofalense. Mas, como se pode ver, trata-se de uma guerra ainda sem perspectivas de vencedor, apesar de a equipa de José Delfino se apresentar em melhores condições de passar à fase seguinte.

Mas a grande surpresa da competição tem sido o Sporting/Soprotecção. Paralelamente à espectacular vitória sobre o Maxaquene, os quelimanenses primam pela regularidade, ganhando naturalmente ao Matolinhas e ao Desportivo da Beira e conseguindo exibições de bom nível frente aos “colossos”. Trata-se de um time com bastante futuro, pena é que a competição é praticamente inexistente na Zambézia.

Matolinhas e Desportivo da Beira vão assumindo o seu papel de figurantes, mas, entre os dois, o destaque poderá ser creditado aos representantes da província do Maputo que, apesar de estreantes, mostram alguma evolução, contrastando com os beirenses, nada novos nesta competição
.

Entretanto, em relação à oitava e nona jornadas, esta noite, a partir das 20.00 horas, no pavilhão dos “tricolores”, realiza-se o embate entre os últimos classificados, Matolinhas e Desportivo da Beira. Os destaques estão reservados para amanhã e domingo, quando Maxaquene defrontar Desportivo e Ferroviário, respectivamente, em paralelo aos confrontos que Costa do Sol travará com “locomotivas” e “alvi-negros”. Por seu turno, Ferroviário da Beira joga em Quelimane e depois vem enfrentar Matolinhas.

Disciplinarmente, há a referir o castigo por um jogo aplicado ao “alvi-negro” Helmano Nhatitima e ao “locomotiva” Edson Monjane, pelos factos verificados no desafio entre as suas equipas, na ronda passada.

Sem comentários: