quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tanzania apadrinha Estádio do Zimpeto


UMA partida de futebol envolvendo as selecções de Moçambique e da Tanzania constitui o prato principal da cerimónia de inauguração do Estádio Nacional do Zimpeto, marcada para o dia 11 de Dezembro, com a presença de altos dignitários nacionais e convidados estrangeiros, para além de uma forte participação de destacados desportistas moçambicanos.



O convite para a vinda da selecção tanzaniana já foi formalmente efectuado pela Federação Moçambicana de Futebol à sua congénere daquele país, depois de o Ministério da Juventude e Desportos, proprietário do estádio, e a FMF terem definitivamente concordado com o nome da Tanzania para apadrinhar o recinto, que se espera envolta numa festa à altura da própria ocasião.

A inauguração daquele importante empreendimento, que vem sendo preparada ao pormenor, será o epílogo de uma grande expectativa que ao longo dos últimos dois anos vem sendo alimentada no seio dos moçambicanos, ávidos de ver erguida a primeira obra desportiva de grande engenharia no período pós-independência.

Com capacidade para albergar 42 mil espectadores, o Estádio Nacional do Zimpeto é uma obra do Governo moçambicano, contando com o apoio da República Popular da China. Para além, especificamente, do campo de futebol com relva natural, conta com uma pista sintética de atletismo, daí que a cerimónia de inauguração contemplará também provas desta modalidade.

Finalizado o estádio, abrir-se-ão, de par em par, as portas conducentes a uma boa organização dos Jogos Africanos de Maputo-2011, tendo em conta que o local será o ponto principal do evento. É que, à parte os torneios de futebol e de atletismo, existirão à volta a vila olímpica, concebida para o alojamento dos atletas, piscina olímpica, “courts” de ténis e outros recintos destinados aos treinos.

Sem comentários: