sexta-feira, 17 de setembro de 2010

“Cojito” é a mascote dos Jogos Africanos


UM novo “cidadão” moçambicano, que se presta a ser filho, irmão e amigo de toda a gente, passará a fazer parte do nosso quotidiano, a partir da noite de hoje. O seu nome, terno e singular, é “Cojito”, e simboliza os X Jogos Africanos de Maputo-2011. A aparição pública acontecerá nos Paços do Conselho Municipal, na Praça da Independência, numa grande cerimónia em que serão também lançados o relógio de contagem regressiva rumo ao evento, o vinho com a marca dos Jogos e a revista “Pardal”, concebida a-propósito da maior festa desportiva do continente.



Segundo a revista do evento, já em circulação, “Cojito”, mascote dos Jogos Africanos, é filho do COJA, Comité Organizador do certame. Trata-se de um pardal antropomorfizado, ou seja, humanizado. Contém o mapa de África no rosto e adornos com simbolismo moçambicano, tais como: as pinturas por baixo do olho remetem-nos para as tatuagens faciais; o colar para o simbolismo de protecção; e a pulseira no pé para um dos elementos que faz parte do traje nacional de cerimónias socioculturais.

Quando se prepara para invadir o nosso dia-a-dia e nos trazer sempre a imagem dos Jogos Africanos, “Cojito” já afirma, de acordo com a mesma publicação: “Sou um moçambicano que acredita no futuro, estou sempre a correr, pois a vida não é para os que se deixam ficar para trás. Sou um fazedor, um irreverente que acredita que o futuro se constrói e se alcança hoje”.

No mesmo dia em que “Cojito” se fará conhecer, esta noite, será accionado o relógio de contagem decrescente, com meses, dias, horas, minutos e segundos que faltam para o arranque dos Jogos Africanos, a 3 de Setembro de 2011. O cronómetro ficará instalado na Praça da Independência, um local público que converge a nossa cidadania.

Em relação à revista “Pardal” – recorde-se que “Pardal” é também o nome do logótipo do evento –, a sua periodicidade é bimestral e o primeiro número já começou a circular. É tema de capa a nossa campeoníssima Lurdes Mutola, símbolo do sucesso do desporto moçambicano e razão da nossa expressão desportiva no panorama mundial.

Sem comentários: