segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Jogos Africanos de Maputo-2011: Começou contagem decrescente


JÁ estamos na contagem decrescente rumo aos X Jogos Africanos de Maputo-2011! Dentro de 350 dias – ontem eram 351 –, a capital moçambicana estará engalanada para receber a maior festa desportiva do continente e, já nessa perspectiva, a Praça da Independência acolheu ontem à noite uma cerimónia emblemática e que constituiu a reafirmação do país de organizar o evento. Tratou-se da apresentação do relógio de contagem regressiva, da mascote dos Jogos, denominada “Cojito”, do vinho oficial, assim como de canções alusivas ao acontecimento, actos que contaram com a presença do Presidente da República, Armando Guebuza.



Logo no início da cerimónia, os convidados se surpreenderam com a chegada das “nuvens”, através de uma grua, da actriz Lucrécia Paço, para declamar um poema inédito dedicado ao evento. Na sua forma peculiar, Lucrécia cativou os presentes com a sua voz penetrante, sob um fundo musical, dando as boas-vindas aos Jogos Africanos de Mapuito-2011 através de um incessante “hoyo-hoyo” e do “syavuma” inspirado no acervo poético de José Craveirinha.

Num ambiente vivo, interactivo e bastante alegre, vários números do nosso rico património cultural foram desfilando, tendo como denominador comum a festa desportiva que decorrerá entre nós de 3 a 18 de Setembro de 2011. São disso exemplo a dança xigubo interpretada com brasões representativos das modalidades que estarão em competição, assim como as canções saídas das conhecidas vozes de Gabriela, Dama do Bling, Simba, Delizy e Ildo Ferreira.

Mas o momento mais marcante foi a apresentação do “Cojito”, a mascote dos Jogos que, parafraseando o Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, mais do que um mero símbolo do evento, será, doravante, filho, irmão e amigo de cada moçambicano; marca indelével que fará parte do nosso quotidiano, nas cidades e vilas, nos bairros e nas comunidades, nas escolas e nos locais de trabalho, na rua e nas nossas casas, representando todo o mosaico moçambicano.

Falando na ocasião, o Ministro da Juventude Desportos disse que se tratava de um acontecimento particularmente importante e que seguramente ficará gravado nos anais da história da preparação e organização da Olimpíada continental, um evento de uma grandiosidade incomensurável e que os moçambicanos se orgulham de poder acolher.

A contagem decrescente já começou de forma rigorosa. E hoje, com a apresentação ao país, ao continente e ao mundo da mascote e das canções dos Jogos, assim como do relógio de contagem regressiva, estamos a vincar a nossa determinação de fazer com que o evento não somente seja um sucesso do ponto de vista desportivo como também de organização e de hospitalidade que é apanágio do nosso maravilhoso povo”, referiu Pedrito Caetano.

Sem comentários: