quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Basquetebol – Campeonato de Seniores Femininos: Do desafogo “alvi-negro” ao confronto de estrelas

Campeonato de Seniores Femininos entre o Desportivo e Apolitecnica
OS adeptos moçambicanos da bola-ao-cesto não têm razões rigorosamente nenhumas para não se deleitarem com as emocionantes e espectaculares partidas que têm vindo a acontecer durante estes dias envolvendo as melhores formações nacionais de seniores.

Enquanto os masculinos se digladiam em redor da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, os femininos iniciam esta noite a disputa das meias-finais do Campeonato da Cidade de Maputo, tendo como protagonistas Desportivo, primeiro classificado da primeira fase, A Politécnica, segundo, Ferroviário, terceiro, e Maxaquene, quarto.

Numa nova estratégia adoptada pelo actual elenco da Associação de Basquetebol da capital do país, encabeçado por Carlos Lima (Chicha), a prova deste ano está a conhecer um novo figurino, tendo como pano de fundo proporcionar mais competição às equipas, particularmente àquelas que fornecem mais jogadoras à selecção. É deste modo que o campeonato compreende duas fases: a primeira, que contou com todos os times inscritos, e a segunda, a contemplar somente os quatro primeiros classificados.

Aqui, o esquema de cruzamento definido é o seguinte: primeiro contra o quarto e terceiro diante do segundo. Significa isto que nas meias-finais, a serem dirimidos no sistema de “play-off”, à melhor de três, teremos os embates Desportivo-Maxaquene e A Politécnica-Ferroviário, com este último a revelar-se no principal cartaz desta campanha, dado o nível equilibrado entre os contendores.

O ciclo das meias-finais abre esta noite, no pavilhão das “alvi-negras”, com o Desportivo-Maxaquene, às 18.45 horas, e A Politécnica-Ferroviário, a partir das 20.15 h.

Em relação ao primeiro confronto, as campeãs nacionais e bicampeãs africanas estarão desafogadas, tendo em conta a diferença de valores entre as intervenientes, pois as “tricolores”, que vêm procurando o regresso aos tempos áureos, encontram-se muito abaixo do nível apresentado pela formação de Nazir Salé, que há dias se apurou para a fase final da Taça dos Campeões Africanos, onde irá defender o título.

O outro representante do país na maior competição basquetebolística do continente, em clubes de seniores femininos, a A Politécnica, enfrenta o Ferroviário, num duelo que se perspectiva bastante renhido e com desfecho imprevisível.

A avaliar por aquilo que foram os dois conjuntos nesta última fase da temporada, teoricamente, as “universitárias” encontram-se em melhores condições de ganhar, mas, como se sabe, as “locomotivas” possuem também uma das melhores equipas do país e com objectivos bem claros: conquistar o campeonato.

A segunda jornada destas meias-finais está marcada para amanhã, no pavilhão do Estrela Vermelha. Os terceiros embates, caso sejam necessários, pois dependem dos desfechos dos jogos anteriores, terão lugar no domingo, no recinto do Desportivo.

Entretanto, no que diz respeito aos seniores masculinos, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom roda amanhã a sua quinta jornada, no pavilhão dos “tricolores”, compreendendo os desafios Maxaquene-Desportivo da Beira (17.30 horas), Ferroviário de Maputo-Benfica de Quelimane (19.30) e Costa do Sol-Ferroviário da Beira (21.30h).

Sem comentários: