quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Jogos Municipais da África Austral: Prémios ficaram com os visitantes

TODOS os prémios referentes aos Jogos Municipais da África Austral - apelidados por Jogos de Amizade -, que tiveram lugar recentemente nas cidades de Maputo e Matola, ficaram com as equipas visitantes, nomeadamente as cidades sul-africanas, tswanas, suázis e namibianas.

Jogos Municipais da África Austral
Matola, que acabou partilhando o acolhimento dos Jogos com Maputo-cidade em função da gemelagem que tem com algumas das 41 cidades dos países da região que estiveram envolvidas no evento, não logrou sequer arrecadar uma medalha, ou seja estar nos primeiros três lugares com direito a prémio.

Aliás, como única que se fez aos jogos, Matola tinha a obrigação de honrar os moçambicanos, mas não conseguiu estar nos lugares cimeiros nas duas modalidades em que se fez representar, nomeadamente futebol e atletismo (maratona). Foi eliminada na fase de grupos.

A Maputo-cidade coube a missão de acomodar algumas modalidades e parte dos visitantes pela diversidade de infra-estruturas desportivas e locais de alojamento de que dispõe. Aliás, das nove modalidades movimentadas, Matola acolheu apenas a de futebol, uma vez que dispõe de algumas infra-estruturas futebolísticas de qualidade, nomeadamente os campos do Maxaquene (na Machava) e da Liga Muçulmana (ex-campo do FC Nhate da Matola).

Os jogos movimentaram, para além do futebol, o voleibol, ténis de campo e de mesa, maratona, golfe, lançamento de dardo, netball e bilhares em ambos sexos.

WALVIS BAY E BUFALO CITY CIDADES MAIS DESTACADAS

As cidades namibiana de Walvis Bay, sul-africanas de Búfalo City, Kennet Kaunda e Kweneng e a tswana de NorthWest foram as mais destacadas nos Jogos Municipais da África Austral com duas medalhas de ouro cada. Algumas destas cidades ainda conseguiram arrecadar algumas medalhas de prata e de bronze.

Walvis Bay obteve ouro nas modalidades de voleibol masculino e misto, enquanto Búfalo City destacava-se em ténis de campo e lançamento de dardo. Por seu turno, Kweneng atingiu o pódio em ténis de mesa (singulares homens e pares masculinos) e Kennet Kaunda evidenciou-se em voleibol feminino e em bilhares. Por último, NorthWest distinguiu-se em ténis de mesa (pares femininos e pares mistos).

De salientar que o detentor de ouro em futebol foi Polokwane, em golfe coube a Swakopmund (RAS), em ténis de mesa (singulares femininos) a Central District (Botswana), em maratona masculina a Gaberone (Botswana) e feminina a Capricorn (RAS).

O netball foi a única modalidade que não apurou vencedores devido a protestos levantados pelas equipas participantes contra a actuação das equipas de arbitragem, facto que levou a organização a decidir pela revisão do regulamento da competição antes da próxima edição.

VIII EDIÇÃO NO GREAT TZANEEN NA RAS

Entretanto, o município de Great Tzaneen, na África do Sul, vai acolher a próxima edição (VIII) dos Jogos Municipais da África Austral, segundo decisão da comissão organizadora do evento. De salientar que Moçambique aderiu aos Jogos no ano passado, com a sua participação na sexta edição em Kimberley também na África do Sul.

Maputo voltará a acolher o evento em 2014, sendo que o evento é rotativo e realiza-se anualmente.

Sem comentários: