DEPOIS de ter perdido semana passada com os “locomotivas”, o Vilankulo FC conquistou domingo o Campeonato Provincial de Futebol ao vencer o Palmeiras de Chilacua, por 4-0. Beneficiou-se igualmente do empate do Ferroviário no terreno de Massinga FC, sem abertura de contagem.
Com esta conquista, o VFC reconfirmou a hegemonia do futebol de Inhambane. Ao longo da prova, que contou com onze equipas, perdeu cinco pontos em consequência de uma derrota frente aos pupilos de Joaquim João e um empate em Jangamo frente a Vitória de Guinjanta.
O provincial de Inhambane perdeu competitividade com a desistência de alguns clubes alegando falta de dinheiro para as suas deslocações.
DESPEDIDA EM GRANDE
Já com o título na mão, a Académica tinha como único objectivo despedir-se do Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo com uma vitória, que serviria para galvanizá-la para a fase que se segue: “poule” de apuramento para o Moçambola de 2010. Diga-se que os “estudantes” fecharam a prova com chave de ouro ao baterem o Beira-Mar, por 2-1, em desafio da 18ª e última jornada.
A Académica terminou a sua participação com 42 pontos, mais seis que o 1º de Maio que ganhou, no seu reduto, o Cape-Cape, por 2-0. O Mahafil, que também terminou a seis pontos do líder, empatou a zero golos com o Estrela Vermelha.
Os “alaranjados”, que eram tidos como favoritos a ocupar a primeira posição, terminaram em quarto lugar.
As Águias Especiais estiveram em destaque ao imporem uma goleada à moda antiga ao Nova Aliança, por 6-1. O Zixaxa também esteve em evidência ao bater o União FC, por 1-0.
Para além da Académica e FC Vilankulos estão apurados para a “poule” o Clube de Chibuto, Clube da Manhiça, Sporting da Beira, Desportivo de Tete, Desportivo de Nacala, Ferroviário de Pemba e Desportivo de Manica.
Sem comentários:
Enviar um comentário