A selecção nacional vai defrontar ainda o Senegal, vice-campeão africano
Adstrito ao grupo A, juntamente com o Senegal, vice-campeão africano, Madagáscar, anfitrião, Ilhas Maurícias e África do Sul, o combinado nacional, que na última edição ocupou o quarto lugar, parte para este certame com o objectivo, senão mesmo com a convicção, de lutar pelos lugares de pódio.
Na primeira fase, Senegal, formação que em 2007 derrotou Moçambique na fase de grupos e nas meias-finais, respectivamente, por 59-42 e 63-48, apresenta-se como adversário de outro nível, mais a mais porque apresenta um conjunto constituído, maioritariamente, por atletas que evoluem na Europa. Já a selecção camaronesa, a mais “alta” do “Afrobasket” de 2003 em Maputo, é um adversário teoricamente acessível para a turma orientada por Nazir Salé.
O mesmo pode dizer-se em relação ao modesto Madagáscar, formação que perdeu diante do combinado nacional por claros 83-49 em 2007, nas Ilhas Maurícias e África do Sul. Contrariamente a 2007, ano em que cumpriu um estágio pré-competitivo no Centro de Preparação Olímpica de Rio Maior, em Portugal, permitindo a dupla Nazir Salé/Simão Mataveia ter atletas mais concentradas, bem como efectuar jogos de controlo, este ano a selecção nacional está a experimentar um processo de indefinição quanto ao ciclo preparatório.
Sem comentários:
Enviar um comentário