quarta-feira, 16 de setembro de 2009

“Provinciais” de futebol: Clube da Manhiça campeão de Maputo

O CLUBE da Manhiça sagrou-se no último sábado campeão provincial de Maputo ao golear o Djuba FC por 6-1, em partida da décima oitava e última jornada.

Manhiça teve assim uma festa super colorida visto que encerrou a sua participação com um triunfo que não deixou margens para dúvidas sobre a forma merecida como conquistou o título, que lhe permite disputar a “poule” de apuramento para o Moçambola-2010.

De salientar que Manhiça, pela província do Maputo, junta-se ao Clube de Chibuto (Gaza); Sporting da Beira (Sofala); Desportivo de Tete (Tete) e Desportivo de Manica (Manica) no grupo dos já apurados.

Faltam assim por conhecer os vencedores de Maputo-Cidade, provinciais de Inhambane, Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado.

A turma da Manhiça sofreu apenas uma derrota em 18 jogos, venceu 14 e empatou três, totalizando 45 pontos, mais um que o Incomáti, que nesta ronda protagonizou a goleada mais volumosa sobre o Binó FG, por 10-0.

O Incomáti andou durante muitas jornadas na primeira posição, mas na antepenúltima teve um deslize fatal ao perder com o Desportivo da Matola, por 2-1, entregando desta forma a liderança a Manhiça que não mais a largou.

O Clube de Xinavane, que também travou uma luta incessante pelo título até à derradeira jornada, bateu sem apelo nem agravo Marracuene, por 8-0, e ficou a dois pontos do comando com 43 pontos.

Diga-se que a consagração de Manhiça foi marcada por um festival de golos. Ao todo foram 30 golos em cinco jogos, o que dá uma média de seis por partida. Para o efeito, o Clube da Maragra contribuiu ao derrotar o Liber Bulls, por 3-0, enquanto no embate mais equilibrado o Simba e o Desportivo da Matola empataram a uma bola.

DESPORTIVO DE NACALA NÃO LARGA LIDERANÇA

O Desportivo de Nacala mantém viva a pretensão de vencer o “Provincial” de Futebol de Nampula, o que lhe dá direito a participar na “poule” de apuramento regional norte que dá acesso ao Moçambola da próxima época. No último sábado, para a décima nona jornada, foi a Nampula arrancar uma preciosa vitória por uma bola a zero, diante da Casa Issufo que também luta por um lugar que garanta a participação na referida prova de apuramento.

Com esta vitória, os “canarinhos” da cidade de Nacala viram assim alargar a sua diferença pontual para seis pontos com o segundo classificado, o Sporting do Monapo que no confronto com o seu rival local, Benfica, não foi para além de um empate a zero golo. O Sporting de Nampula, apesar de sofrer para vencer por um a zero o seu homónimo da Faina, por sinal o lanterna vermelha, somou os três pontos em disputa que lhe garantem uma luta permanente e titânica com o do Monapo para o apuramento da “poule”.

Nos outros embates desta ronda, Angoche Clube de Desportos recebeu e venceu o Moçambique FC, por 2-0. O Benfica de Nampula derrotou o seu homónimo daquela cidade costeira, por 3-0, enquanto o Sporting de Angoche foi goleado no seu terreno pelo Hospital Central de Nampula, por um concludente 1-8.

Com este quadro de resultados e quando faltam disputar três jornadas, o Desportivo de Nacala é o líder com 47 pontos, seguido pelo Sporting de Monapo com 41, mais um que o seu homónimo de Nampula que soma 40.

A terceira posição é partilhada pelas equipas do Benfica de Nampula e da Casa Issufo com 36 pontos cada, estando nas posições imediatas o Moçambique FC com 29, Benfica do Monapo, soma 25, Angoche Clube de Desportos e Hospital Central têm ambos 24 pontos. Os três últimos lugares são ocupados, respectivamente, pelas formações do Benfica de Angoche, com 11 pontos, Sporting da mesma cidade com oito e o Sporting da Faina que em 19 jogos apenas conseguiu amealhar dois pontos.

Sem comentários: