terça-feira, 29 de setembro de 2009

Lurdes Mutola é Doutora “Honoris Causa” pela UP

LURDES Mutola, o maior ícone do desporto nacional, é, desde ontem, Doutora “Honoris Causa” pela Universidade Pedagógica, título que lhe foi atribuído em reconhecimento à sua magnífica carreira de atleta durante duas décadas, nas quais ganhou tudo o que havia a conquistar nos 800 metros, elevando aos píncaros do planeta o nome do nosso país.

LURDES Mutola, o maior ícone do desporto nacional, é, desde ontem, Doutora “Honoris Causa” pela Universidade Pedagógica
Com este gesto, aquela instituição de Ensino Superior se associou ao vasto programa de homenagem à atleta, iniciado com a atribuição, pelo Estado moçambicano, do título honorífico de “Herói do Trabalho” da República de Moçambique.

Retirada dos grandes palcos internacionais após os Jogos Olímpicos de Beijing-2008, no epílogo de uma trajectória que, entre outros, incluiu os títulos mundial e olímpico, Lurdes Mutola tem sido agraciada com várias homenagens, tanto pelo Governo, como por instituições públicas e privadas.

Na cerimónia de ontem, em que esteve presente o Ministro da Educação e Cultura, Aires Aly, a Universidade Pedagógica, no seguimento de uma proposta para o efeito elaborada pela sua Faculdade de Ciências de Educação Física e Desportos, não somente se revelou honrada por passar a ter no seu quadro de professores doutores uma compatriota da dimensão de Lurdes Mutola, como também regozijada por, na sua função académica, galardoar esta legenda viva do desporto moçambicano.

Perante a massa académica da UP e outros convidados, o ministro Aires Aly disse que a homenagem a Lurdes Mutola provava o reconhecimento e a valorização do seu trabalho pelo mundo académico, sobretudo porque tem como propósito fazer com que o conhecimento, a rica experiência e os valores da ex-atleta sejam transmitidos à nossa juventude.

“De facto, o papel que a nossa campeã hoje assume vai para além do mundo desportivo e da comunidade científica, constituindo-se também num papel de embaixadora junto da juventude moçambicana e do mundo inteiro, para promover e partilhar a sua paixão pelo desporto”.

Ministro da Educação e Cultura Aires Aly
Segundo o Ministro da Educação e Cultura, o Governo reconhece que as universidades jogam, a nível social, um papel percursor do desenvolvimento e da cidadania, incentivando-as, por isso, a continuarem a procurar valores e personalidades cuja actuação merece ser honrada e dignificada pelas nossas instituições e pelo nosso povo.

“Maria de Lurdes Mutola, pelo seu trabalho, cresceu à dimensão da Bandeira e do Hino Nacionais. É, por conseguinte, um símbolo nacional. Os símbolos nacionais são, por natureza, muito poucos, quase únicos. E, por isso, quando aparecem, são venerados, são respeitados, tornam-se ídolos reconhecidos por todos, mesmo sem instrumentos jurídico-legais que os legitimem. São factos aos olhos de todos”, enfatizou Aires Aly.

Sem comentários: