quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Semana nacional do desporto e o 25 de Setembro: Inhaca, o centro das actividades

O DISTRITO da Inhaca vai acolher entre os dias 24 e 25 de Setembro as cerimónias centrais da semana nacional do desporto e do dia das Forças Armadas de Moçambique, a nível da capital do país, com uma corrida massiva a cativar as atenções dos ilhéus.

Semana nacional do desporto e o 25 de Setembro
A Direcção da Juventude e Desportos da Cidade de Maputo (DJDCM) está a concentrar todas as atenções para a Ilha da Inhaca, onde se prevê um “casamento” entre o desporto e a cultura incidindo mais na camada juvenil, que é o futuro deste país.

O movimento desportivo para assinalar tanto a semana nacional do desporto como o dia das Forças Armadas de Moçambique (25 de Setembro) inicia-se no próximo fim-de-semana com a realização das meias-finais de um torneio quadrangular de futebol masculino e feminino. Mas será nos dias 24 e 25 que as festividades vão atingir o píncaro.

No dia 24, estão programadas actividades culturais e alguns concursos sobre a história de Moçambique, incidindo na figura de Eduardo Mondlane.

Já no dia 25, data em que se comemora mais um aniversário das Forças Armadas de Moçambique, a DJDCM perspectivou uma corrida massiva, com início às 9.00 horas, para além de actividades culturais e alguns concursos de diversão como são o puxa-corda e saltos a saco. Já no período da tarde, terão lugar as finais do futebol.

Para a prova de atletismo (corrida massiva) estarão em jogo prémios monetários e material escolar, para além de camisetas para os participantes.

Este movimento desportivo estende-se a tantos outros distritos urbanos da cidade de Maputo com as várias associações juvenis a levarem a cabo actividades desportivas e concursos.

De salientar que a semana nacional do desportivo vai decorrer de 19 a 27.

Sem comentários: