terça-feira, 22 de setembro de 2009

Massificação assinala Semana do Desporto

SOB o lema “Com os Ideais de Mondlane o Desporto faz a Diferença”, decorre desde sábado, prolongando-se até ao dia 27, em todo o país, a Semana Nacional do Desporto (SND).

Dr. Eduardo Chivambo Mondlane, Arquitecto da Unidade Nacional.
Trata-se, segundo um comunicado do Ministério da Juventude e Desportos, de uma ocasião em que se pretende, por um lado, que os actores do desporto, e cada cidadão, no geral, façam uma reflexão séria e objectiva sobre o contributo que prestam no processo de desenvolvimento do desporto no país; e, por outro, se abram espaços para que nas cidades, vilas e fundamentalmente nas comunidades o desporto seja realmente um veículo para a promoção e exaltação dos ideais do Dr. Eduardo Chivambo Mondlane, Arquitecto da Unidade Nacional.

Em cada província estão programadas diversas actividades desportivas, com particular realce para a massificação e realização de jogos tradicionais, ginástica, mini-olimpíadas, léguas e debates sobre o estágio actual do desporto moçambicano. Inhaca, pela cidade de Maputo, e Ressano Garcia, pela província, serão os epicentros das comemorações, no próximo fim-de-semana.

Para o Ministério da Juventude e Desportos, a semana, este ano, ocorre num momento em que “todos nós ainda guardamos as reminiscências da magnífica tarde de 6 de Setembro, no Estádio da Machava, em que os “Mambas” defrontaram e venceram o Quénia, reavivando as esperanças de todo um povo se ver representado nas grandes competições futebolísticas internacionais que marcarão o ano de 2010”.

Igualmente, acontece numa altura em que o país se prepara para organizar os X Jogos Africanos Maputo-2011, um evento que deverá servir para alavancar o nosso desporto, quer do ponto de vista de infra-estruturas quer de resultados competitivos que sirvam de exemplo para futuros praticantes.

“Através da realização de uma série de actividades competitivas e lúdicas, pretende-se que a semana seja uma ocasião para pensarmos no investimento nos talentos que pelo país fora abundam, para que amanhã possamos colher mais alegrias e que as conquistas se multipliquem”, lê-se no comunicado.

Referindo-se, especificamente, ao lema “Com os Ideais de Mondlane o Desporto faz a Diferença”, o MJD diz que constitui “não somente uma vénia dos desportistas ao Arquitecto da Unidade Nacional, no ano particularmente a ele dedicado, como também um convite aos jovens desportistas para que em todas as frentes e em todas as competições se inspirem nos ideais do Dr. Eduardo Chivambo Mondlane na busca da vitória e da sua própria auto-superação”.

Apelando a todos os moçambicanos a envolverem-se, sob diversas formas, nas actividades desta semana, o ministério apela, paralelamente, a todos os desportistas para que afluam em massa às urnas, no próximo dia 28 de Outubro, “contribuindo com a sua quota-parte para que as eleições gerais sejam um verdadeiro êxito”.

Sem comentários: