terça-feira, 4 de novembro de 2008

Vem aí a grande homenagem à Mutola!

homenagem oficial à Lurdes Mutola, pelos feitos conseguidos durante os mais de 20 anos de carreira no atletismo
O GOVERNO, através do Conselho de Ministros, reunido na última terça-feira, fixou o dia 21 de Novembro como data da homenagem oficial à Lurdes Mutola, pelos feitos conseguidos durante os mais de 20 anos de carreira no atletismo e que contribuíram para o engrandecimento do país.
homenagem oficial à Lurdes Mutola, pelos feitos conseguidos durante os mais de 20 anos de carreira no atletismo
Trata-se de uma homenagem oficial que será inteiramente da responsabilidade do Governo moçambicano e que será dirigida pelo Chefe do Estado, Armando Guebuza.

O programa da consagração, que inclui a realização de um “meeting” internacional em Maputo a ser igualmente suportado pelo Governo, foi anunciada ontem pelo titular da pasta da Juventude e Desportos, David Simango, na cidade de Maputo.

Uma outra homenagem pública a melhor atleta moçambicana de todos os tempos, contemplando actividades desportivas e culturais, terá lugar no dia 22 de Novembro e abrangerá várias provas de atletismo entre atletas federados e populares, em todas as capitais provinciais, mais um espectáculo musical na Praça da Independência.

David Simango informou que o “meeting” estava previsto ainda para este ano, mas acabou sendo projectado para o próximo trimestre do próximo, uma vez que Mutola quer dedicar a sua máxima força para este torneio, no qual gostaria que algumas corredoras de craveira internacional com as quais prima simpatia e consideração e/ou que foram suas rivais durante a carreira, estivessem presentes.

Porém, maior parte dessas atletas foram para as férias depois que terminaram os Jogos Olímpicos, não podendo estar disponíveis a estas alturas.

Este apelo foi considerado pelo Governo e Lurdes Mutola pediu um mês e meio para se preparar melhor com o objectivo de glorificar o povo moçambicano, que sempre soube apoiá-la mesmo em tempos difíceis. Aliás, o Governo viu que a melhor forma de homenagem seria proporcionar uma oportunidade em que ela pudesse correr na terra pátria, para que o povo moçambicano tenha a ímpar oportunidade de acompanhá-la em directo, o que nunca acontecera antes desde que iniciou a sua carreira internacional.

De salientar que Lurdes Mutola ao longo da sua carreira conquistou vários títulos, sendo de destacar os Jogos Olímpicos, os Campeonatos Mundiais de pista coberta e de céu aberto, para além de recordes.

1http://www.jornalnoticias.co.mz

Sem comentários: