quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cabo Delgado: “Provincial” só a 30 deste mês

TRÊS equipas vindas dos distritos, nomeadamente o Clube de Mocímboa da Praia, o Atlético de Montepuez e a novata Força de Mudança de Chiúre, estarão presentes no Campeonato Provincial de Futebol de Cabo Delgado, que se espera ocorra o seu pontapé de saída no penúltimo dia do corrente mês.

Juntar-se-ão ao recentemente despromovido do Moçambola, o Ferroviário de Pemba, Associação Desportiva, vulgo “Pembinha”, o Desportivo, Beira-Mar e mais um caloiro, Futebol Clube de Ingonane, ambos da capital provincial.

À partida parece que as equipas dos distritos entram no “provincial” em desvantagem, visto que as suas adversárias de Pemba já se encontram na terceira jornada de um torneio de preparação que prevê seis jogos para cada uma, o que teoricamente as põe em vantagem, porque provavelmente mais rodadas até ao início do campeonato, embora não haja informação consistente de que aquelas não estejam a fazer o mesmo nos respectivos distritos.

Amade Ramos, Secretário-Geral da Associação Provincial de Futebol, justifica dizendo que foi necessário poupar os parcos recursos que os clubes têm, razão por que as equipas dos distritos não poderiam fazer parte do torneio que decorre na capital provincial.

Na verdade, as equipas da capital provincial têm ainda pela frente duas jornadas do torneio em curso que visa torná-las mais robustas para a batalha que se segue, cumpridas que foram quatro jornadas, liderado “Pembinha”, com seis pontos, seguido do Ferroviário de Pemba, com 4, Desportivo com 3, Beira-Mar com 2 e finalmente o Futebol Clube do bairro de Ingonane, com apenas um ponto.

“Não seriam capazes de suportar, preferimos poupá-los para reunirem os recursos para o campeonato propriamente dito. Olha que teriam que se deslocar cinco vezes para Pemba!

Toda a burocracia está a ser cumprida, conforme a fonte, por forma que todas as equipas iniciem o campeonato sem lacunas de ordem legal, embora alguns clubes até ao início desta semana não haviam entregue os atestados médicos.

Amade Ramos disse, por outro lado, que antes do início do campeonato, a 30 de Maio, terá lugar a primeira mão da Taça de Moçambique, fase provincial, se bem que a província de Cabo Delgado se encontre um pouco atrasada relativamente às outras, o que vai acontecer na semana de 23 de Maio.

A primeira mão será entre a Associação Desportiva de Pemba eDesportivo, Ferroviário de Pemba/Clube de Mocímboa da Praia, Atlético de Montepuez/Força de Mudança de Chiúre e Futebol Clube de Ingonane/Beira-Mar de Natite.

PEDRO NACUO

Sem comentários: