quinta-feira, 14 de maio de 2009

PREPARAÇÃO DO “MUNDIAL” ESPANHA-2009 - Hoquistas nacionais dão primeiras “stickadas”

A SELECÇÃO Nacional de Hóquei em Patins arrancou segunda-feira, no pavilhão do Desportivo, a sua preparação tendo em vista a sua participação no Campeonato do Mundo do Grupo A que se realiza na Espanha de 3 a 11 de Julho, e pela primeira na História em duas cidades, nomeadamente Vigo e Pontevedra.

Os hoquistas já trabalham com vista ao “Mundial”.
Moçambique irá jogar em Vigo, naquela que é a sede do “Mundial”, e é já a pensar nesta cidade europeia que na noite de segunda-feira a equipa nacional fez-se ao pavilhão dos “alvi-negros” para dar as primeiras stickadas, afinar a patinagem e começar a criar, desde já, um ambiente agradável e um grupo homogéneo.

A primeira sessão de treino foi basicamente de descompressão, com os jogadores a serem repartidos em dois grupos e a realizarem um jogo-treino que decorreu de forma animada, onde foi possível assistir a jogadas vistosas e pormenores técnicos de encantar qualquer um.

Pedro Pimentel, seleccionador nacional de hóquei em patins
Como primeiro dia, Pedro Pimentel, seleccionador nacional, não puxou muito pela componente física, embora tenha dito que este aspecto terá que ser limado até ao mínimo detalhe. Mas é um dado adquirido que em sessões de treino subsequentes, sobretudo nas da próxima semana o ritmo acelere e a preparação ganhe contornos mais enérgicos.

Este é um cenário a ter mesmo em conta se se atender que nesta primeira fase de preparação será feita a fase de triagem dos jogadores por forma a saber quais os dez que seguirão para a Catalunha, Espanha, local onde decorrerá a etapa complementar de treino.

Pimentel convocou a nível interno 17 jogadores, sendo que do estrangeiro, mais concretamente de Portugal, foram convocados quatro. Todavia, o técnico afirmou que pretende levar para o estágio pré-competitivo na Catalunha dez jogadores, pelo que à partida alguns serão dispensados, embora haja informações de que Nuno Tavares e Bruno Adrião, este último a jogar em Portugal, não integrarão a equipa moçambicana por motivos pessoais.

A confirmarem-se estas ausências abrem-se duas vagas, visto que em condições normais ambos integrariam o grupo que seguiria para a segunda fase de preparação na Catalunha, que em princípio se realiza duas semanas antes do arranque do “Mundial”, isto é, no início da segunda quinzena do próximo mês.

A preparação do combinado nacional decorre todos os dias úteis da semana, sendo que na segunda, quarta e sexta-feira privilegiam-se os treinos para aprimorar os aspectos técnico-táticos e nos restantes as atenções estão centradas no aperfeiçoamento da condição física, sessões que terão como palco o Circuito de Manutenção António Repinga. Mas com o decorrer dos treinos é provável que a equipa moçambicana comece a realizar treinos bidiários.

Pedro Pimentel é coadjuvado nesta altura por Júlio Mungói, mas nas próximas semanas passará a contar com o apoio do técnico espanhol José Barbarez.

Sem comentários: