quinta-feira, 7 de maio de 2009

Primeira “chicotada” no Moçambola: Faife afastado de Nampula

ESTÁ consumada a primeira “chicotada psicológica” no Moçambola-2009! Trata-se da demissão de Sérgio Faife Matsolo, do cargo de treinador do Ferroviário de Nampula, na sequência dos maus resultados que a equipa vem tendo na prova, facto que se traduz no penúltimo lugar que ocupa na tabela classificativa.

Sérgio Faife Matsolo, ex treinador do Ferroviário de Nampula
Antoninho Muchanga, técnico-adjunto, irá provisoriamente orientar os “locomotivas”, enquanto não for indicado o novo treinador.

A derrota dos nampulenses, por uma bola sem resposta, frente ao FC Lichinga, no passado domingo, no Estádio Municipal 1º de Maio, terá estado na origem da decisão da Direcção do clube de prescindir dos serviços de Faife, mesmo antes de terminar o vínculo contratual (31 de Dezembro de 2009).

Faife, que havia sido contratado esta época com a missão de colocar os “locomotivas” da capital nortenha nos lugares cimeiros do Campeonato Nacional, não estava, segundo a Direcção da colectividade, a corresponder aos objectivos traçados por esta. O Ferroviário de Nampula ocupa a penúltima posição com apenas cinco pontos, frutos de outros tantos empates.

Entretanto, reagindo à sua demissão, Faife disse que esta decisão não era de estranhar, já que quando os resultados não aparecem o sacrificado é sempre o treinador. O técnico afirmou ter feito tudo o que esteve ao seu alcance para dar vitórias aos nampulenses, mas as graves lacunas de finalização não permitiram que tal fosse possível. “A nossa produção ofensiva nunca chegou a ser materializada em golos e, quando assim é, torna-se impossível ganhar jogos”, sublinhou.

Questionado se saía magoado, Faife, peremptoriamente, respondeu: “De forma nenhuma! Sempre fui bem tratado. Saio triste por não ter conseguido vencer neste clube. Desejo-lhe sucessos em tudo”.

Falando sobre o futuro, disse que, neste momento, ainda não pensou no nome do clube que irá treinar, até porque ainda não lhe surgiram propostas. “Preciso de resolver alguns assuntos com a Direcção do Ferroviário de Nampula e só depois terei cabeça para pensar no passo a seguir. Talvez nos próximos três dias comece a desenhar algo mais preciso”, concluiu o jovem “mister”, que regressa a Maputo ainda esta semana.

Os resultados do Ferroviário de Nampula até aqui registados no Moçambola-2009 são os seguintes:

1ª jornada - Ferroviário de Maputo, 2-Ferroviário de Nampula, 0

2ª jornada - Ferroviário de Nampula, 0-Desportivo, 0

3ª jornada - Ferroviário de Nampula, 2-Maxaquene, 2

4ª jornada – Textáfrica, 0-Ferroviário de Nampula, 0

5ª jornada - Ferroviário de Nampula, 1-Matchedje, 1

6ª jornada – HCB de Songo, 1-Ferroviário de Nampula, 0

7ª jornada - Ferroviário de Nampula, 0-Atlético Muçulmano, 0

8ª jornada - FC Lichinga, 1-Ferroviário de Nampula, 0

Sem comentários: