sexta-feira, 15 de maio de 2009

Espanha : Barcelona conquista Taça do Rei

O Barcelona ganhou a Taça do Rei. A formação catalã bateu na final o At. Bilbau por 4-1 e garantiu assim o primeiro título da época. Trata-se também do primeiro título de Guardiola como treinador no futebol profissional.

Puyol ergue a taça
Recorde-se que o Barça está, de resto, perto de garantir o título de campeão espanhol e está também na final da Liga dos Campeões.

O primeiro título foi garantido num início da segunda parte muito forte. O Barça fez três golos em dez minutos e arrumou nessa altura a final da Taça do Rei. Messi (55m), Bojan (58m) e Xavi (64m), este último na marcação de um livre, fizeram os golos que colocaram o Barcelona na frente do resultado, perante um derrotado At. Bilbau.

O jogo tinha chegado ao intervalo com um empate a 1-1. O At. Bilbau marcou primeiro, aos nove minutos, num cabeceamento de Toquero, após um canto, que bateu Pinto. O Barça empatou aos 32 minutos, por Yaya Touré, num remate fortíssimo de fora da área, após iniciativa individual. Tudo isto numa altura em que o jogo estava interessante.

O Barça esteve mais vezes perto do golo. Curiosamente o At. Bilbau até teve a primeira ocasião, por Javi Martínez, para grande defesa de Pinto, mas depois disso, Etoo, por duas vezes, e Messi desperdiçaram excelentes ocasiões para marcar. O segundo golo do Barça anunciava-se, portanto. Quando chegou, trouxe com ele o terceiro e o quarto.

O Barcelona alcançou desta forma a 25ª Taça do Rei da sua história, sendo o clube que mais vezes ganhou a competição. Logo a seguir aparece o At. Bilbau, com 23.

Os catalães não ganhavam a Taça do Rei desde 1998, enquanto o At. Bilbau não estava na final desde 1984, curiosamente numa final que ganhou ao Barcelona e que ficou marcada por uma autêntica batalha campal.

Sem comentários: