quinta-feira, 14 de maio de 2009

JOGOS AFRICANOS DE MAPUTO-2011 - Angolanos e cubanos prometem apoio multiforme

A ORGANIZAÇÃO dos Jogos Africanos de 2011 já é um dado irrefutável por parte do nosso país.

Fernando Sumbana, cumulativamente ministro do Turismo e da Juventude e Desportos
Enquanto ao nível do Ministério da Juventude e Desportos estão sendo levada a cabo uma série de acções visando o lançamento do evento na proporção que o mesmo representa, entanto que maior acontecimento desportivo continental, uma acção diplomática está a decorrer em paralelo visando a busca de apoios técnicos e organizacionais junto de parceiros com alguma experiência em acolher acontecimentos desta envergadura.

Nas suas recentes deslocações em visitas de trabalho a Angola e Cuba, o Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, encontrou nos seus homólogos uma total abertura em auxiliar Moçambique a levar a cabo este evento com êxito, prestando-se a ajudar em todos os domínios que se achar necessária a sua intervenção.

Em Luanda, onde os dois ministérios do Desporto acharam premente o desenvolvimento de acções concretas visando pôr em marcha de facto o acordo de cooperação rubricado em 2006, Sumbana recebeu dos angolanos a oferta na transmissão da sua experiência em relação aos preparativos em curso para acolher o CAN-2010, à volta do qual tanto o Governo como a Federação local de Futebol montaram uma gigantesca máquina que vai cuidando de todos os pormenores, até porque a pressão da CAF tem sido muito grande, pois considera que os angolanos estão atrasados nas obras de construção dos estádios e dos hotéis.

O ministro moçambicano da Juventude e Desportos teve a oportunidade de ir conhecer “in loco” as obras de construção do Estádio de Luanda, localizado na zona de expansão da capital angolana. Trata-se de um empreendimento que, à semelhança do nosso Estádio Nacional, está sendo erguido ao abrigo da cooperação com a República Popular da China. Paralelamente, e também no âmbito do CAN-2010, estão sendo construídos estádios em Cabinda, Huíla e Benguela.

O Estádio de Luanda, cuja capacidade é de 50 mil pessoas, prevê-se que seja inaugurado no próximo dia 11 de Novembro, coincidindo com as comemorações do 34º aniversário da independência de Angola. Será igualmente o local de abertura e do desafio da final da prova africana.

Em relação a Cuba, o ministro Sumbana recebeu garantias do envio de técnicos de diversas modalidades, à escolha do nosso país, para nos ajudar na preparação dos atletas com vista a 2011. Ao mesmo tempo, os cubanos abriram as suas portas para receber selecções moçambicanas interessadas em efectuar estágio naquele país latino-americano, conhecido nas modalidades olímpicas pelo seu potencial no atletismo, voleibol, ginástica e boxe.

Vice-Ministro da Juventude e Desportos, Carlos Sousa
Por outro lado, e tendo em conta a sua rica experiência na organização dos Jogos Pan-americanos, Cuba predispôs-se a prestar assessoria a Moçambique na complexa máquina organizativa, pois, como se sabe, os Jogos Africanos envolvem uma multiplicidade de modalidades.

Aliás, durante a sessão do Comité Executivo do SCSA, realizada a 10 de Abril, em Yaoundé, e na qual Moçambique se fez representar pelo Vice-Ministro da Juventude e Desportos, Carlos Sousa, países como África do Sul, Egipto e Argélia também se manifestaram abertos a prestar o seu auxílio na organização da 10ª edição da Olimpíada continental.

Sem comentários: