quinta-feira, 7 de maio de 2009

A dois meses do “Mundial” de Hóquei em Patins Espanha-2009 : Preparação da selecção entra na derradeira fase

A SELECÇÃO Nacional de Hóquei em Patins inicia amanhã, no pavilhão anexo do Estrela Vermelha, a derradeira fase da sua preparação interna com vista ao Campeonato do Mundo do Grupo A, a decorrer entre os dias 3 e 11 de Julho, nas cidades espanholas de Vigo e Pontevedra.

Selecção Nacional de hóquei em patins
Para o efeito, 17 jogadores, dos 21 que corporizam a pré-convocatória elaborada pelos técnicos Pedro Pimentel e Júlio Mungói, entram em acção para uma etapa de treinamento mais objectiva, antes do estágio na Catalunha, programado para acontecer duas semanas antes da prova.

Dos atletas que neste momento integram o combinado nacional, sete são do Desportivo e cinco do Ferroviário, coincidentemente, as formações dos “misters” Pimentel e Mungói. Por seu turno, o Maxaquene contribui com quatro elementos e o Estrela Vermelha com apenas um, perfazendo 17 o grupo dos que actuam internamente. De Portugal, a convocatória inclui quatro hoquistas, a saber: Nuno Adrião, Paulo Pereira, José Soares e Bruno Adrião, que se juntarão aos seus colegas na Catalunha.

Entretanto, segundo soubemos, Bruno Adrião muito provavelmente não irá integrar o time, devido a motivos pessoais. A confirmar-se a sua ausência, sendo um dos jogadores preponderantes na selecção, a equipa técnica terá que levar para Vigo, cidade onde estará instalada a turma moçambicana, sete atletas dos que evoluem no país, e não seis como estava previsto. Dos 21 pré-convocados, apenas 10 integrarão o lote final que em Julho defenderá as cores nacionais.

NOVIDADES NA SELECÇÃO

A primeira sessão de treinos da selecção será marcada pela integração, pela primeira vez no time nacional, de Mercê Mungói, o único jogador do Estrela Vermelha convocado. A chamada deste jovem atleta, que tanto no Torneio de Abertura como na Taça Fernando Duarte revelou ter potencial, enquadra-se no plano de renovação da equipa, que em 2011 será a anfitriã do Campeonato Mundial.

A preparação que amanhã se inicia comporta duas fases: primeira, a decorrer em Maputo até à segunda quinzena de Junho; e a segunda, duas semanas antes do campeonato, na Catalunha, consistindo num estágio pré-competitivo e jogos de controlo de permeio. Nessa altura, o seleccionador Pedro Pimentel contará com o apoio do técnico espanhol José Barbarez, para além do seu adjunto Júlio Mungói.

Recorde-se que nesta 39ª edição do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins do Grupo A, Moçambique está adstrito ao Grupo A, em Vigo, tendo como cabeça-de-série a Espanha, bicampeã do mundo. As outras equipas são de Angola e da Colômbia.

Em relação aos outros grupos, Suíça, Brasil, Andorra e Holanda compõem o B, igualmente em Vigo; Argentina, Portugal, Chile e Estados Unidos fazem parte do C, em Pontevedra; Itália, França, Alemanha e Inglaterra aglutinam-se no D, nesta mesma cidade.

Os pré-convocados para a selecção são os seguintes:

Desportivo - Arnaldo Queiroz, Nuno Tavares, Nelson Costa, Hélder Costa, David Pimentel, José Wilson Sigallete (Siga) e Bruno Pimentel.

Ferroviário - Lucas Cossa, Ivan Esculudes (Maninho), Spiros Esculudes (Kiko), Nelson Miquessene (Mafamba) e Ilídio Canda.

Maxaquene - Hélder Mateus, Stélio Paulo, Josuel dos Santos e Arsénio Farranguane.

Estrela Vermelha - Mercê Mungói.

Clube Hóquei de Cascais - Paulo Pereira.

Santa Clara - José Soares.

Clube de Oeiras - Nuno Adrião

Bruno Adrião (sem clube)

Sem comentários: