segunda-feira, 11 de maio de 2009

MOÇAMBOLA-2009: Fer. Nampula, 0 - Fer. de Nacala,1: Que falta de objectividade!

FOI um jogo incaracterístico, principalmente na primeira parte, que até parecia de família, no que respeita à notável ausência de intenções e objectividade das jogadas protagonizadas pelos jogadores das duas equipas, que se assistiu ontem na derrota (quarta) de uma bola sem resposta registada entre o Ferroviário de Nampula e de Nacala, no Estádio 25 de Junho.

A partida era aguardada com grande expectativa, aliás, esperava-se de parte a parte, entanto que aflitos neste Moçambola, principalmente os “locomotivas” de Nampula. Porém, tanto os visitados assim como os visitantes andaram “mornos” e sem objectivo.

Nesse tempo, do lado do Ferroviário de Nampula, mesmo irreconhecível, ainda tentou arquitectar algumas jogadas de ataque, sempre na ala esquerda, mas as combinações na zona de ataque saíram imperfeitas. É assim que, aos 14 minutos, depois de uma jogada individual e com a baliza contrária escancarada, Nando remata ao lado.

O público que acorreu em número considerável ao Estádio 25 de Junho, que nunca gostou da “exibição” da equipa da casa no presente Moçambola, em alguns momentos teve que assobiar, pedindo aos jogadores uma outra atitude, dinamismo e particularmente objectividade na abordagem do jogo.

Nesse período assistiu-se a um Ferroviário de Nacala um pouco agressivo. É que, foram poucas as vezes que partiu em contra-ataques rápidos. Contudo, aos 35 minutos, Sozinho foi obrigado a fazer uma defesa apertada do remate cruzado de Telinho. O intervalo chegou com o nulo no marcador.

Na segunda parte a história mudou um pouco, com os donos da casa a serem mais inspirados que os seus oponentes, e só não marcaram golos por falta de objectividade. E porque quem não marca sofre, foram os forasteiros que mesmo não jogando bem inauguraram o marcador quando eram decorridos 78 minutos, por intermédio de Romão. Foi um golo que gelou o estádio. O resultado castiga a equipa local, pois num jogo que começou morno e terminou também morno o desfecho justo seria empate.

Ficha Técnica:

Árbitro - Samuel Chirindza auxiliado por Henrique Langa e Alberto Miambo. Quarto árbitro: Dionísio Dongaze.

Fer. Nampula - Sozinho, Matofe, Stélio (Rojas), Leo (Mildo), Nando, Hipo, Elídio, Serginho, Samuel (Fedo), Zé e Rafael.

Fer. Nacala - Alio, Ramadane, Mariote, Magido, Matias, Telinho, Phondo, Pintado (Dulá), Nelson, Ivan (Romao) e Mauro.

Acção Disciplinar - amarelos para Ramadane, Dulá e Mauro

Mouzinho de Albuquerque

Sem comentários: