quarta-feira, 6 de maio de 2009

FC Porto pode festejar "tetra" frente à "besta negra"

O FC Porto pode conquistar domingo o tetracampeonato português de futebol, mas terá de vencer o Nacional da Madeira, a única equipa que já venceu duas vezes no Estádio do Dragão para a Liga portuguesa.

Postiga dá mais três pontos
Depois de, na última jornada, ter aumentado para seis pontos a vantagem sobre o Sporting, os "dragões" ficaram a apenas três pontos de conquistar o quarto título consecutivo e podem mesmo festejar no hotel, caso no sábado os "leões" percam em casa com o Vitória de Setúbal.

O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, poderá também entrar na história, ao tornar-se no primeiro técnico português a conquistar três títulos consecutivos.

Contudo, o Nacional da Madeira não deverá querer fazer de "bombo da festa" e, na memória dos insulares, ainda estão as duas folgadas vitórias no Estádio do Dragão - 0-4, em 2004/05, e 0-3, na última temporada.

Os "alvinegros", que já garantiram na Liga Europa da próxima temporada, são mesmo a única equipa a ter vencido dois encontros no novo recinto dos "dragões".

O Sporting pode, por seu turno, garantir a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas, para tal, precisa de vencer sábado o Vitória de Setúbal e esperar que, mais cedo, o Benfica deslize na recepção ao Trofense.

Depois da derrota na Madeira, frente ao Nacional da Madeira (1-3), o Benfica regressa a casa para defrontar o "aflito" Trofense, num encontro em que Luisão poderá regressar à equipa, mais de um mês depois de se ter lesionado ao serviço da selecção brasileira.

O Sporting de Braga poderá fechar o grupo de equipas qualificadas para as competições europeias, "bastando-lhe" vencer segunda-feira o Belenenses no Restelo para se juntar aos "três grandes", ao Nacional e ao Paços de Ferreira, finalista da Taça de Portugal.

O Leixões, que ainda espera por um deslize do Sporting de Braga, recebe a Académica, que, neste momento, apenas aspira à melhor classificação possível.

O "lanterna vermelha" Belenenses está "obrigado" a vencer para não complicar ainda mais a sua tarefa na luta pela manutenção, num momento em que tem 21 pontos, menos um que o Trofense, menos três que o Rio Ave, que defronta na próxima ronda, e menos quatro que o Vitória de Setúbal.

Na sexta-feira, o Rio Ave também tem um encontro complicado, na deslocação ao terreno de Vitória de Guimarães.

A Naval 1º de Maio e o Paços de Ferreira poderão carimbar definitivamente a permanência, caso vençam os tranquilos Estrela da Amadora e Marítimo, respectivamente.

Sem comentários: