terça-feira, 19 de maio de 2009

Costa do Sol e Ferroviário de Maputo juntos novamente no topo

Campeão em título e então líder da prova foi travado no Chiveve

e Maxaquene somou a segunda vitória consecutiva na prova.

Jogo do Ferroviário de Maputo contra o Costa do Sol

O Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol estão novamente encostados na liderança do Moçambola, o Campeonato Nacional de Fu­tebol da 1ª Divisão de Moçam­bique, ambos com 23 pontos.

Tudo ficou a dever-se ao facto de os campeões nacionais em título, que à entrada para esta jornada eram os líderes isolados da prova com um total de 22 pontos, terem sido travados no Chiveve, pelos seus homónimos locais, treinados pelo jovem Akil Marcelino. Os “locomotivas” da capital do país, que tiveram na baliza um guarda-redes que de “Pinto” nada tem, conseguiram não sair derrotados, ao termi­narem empatados a zero bola o jogo disputado no “caldeirão”.

O grande beneficiado com o empate entre os ferroviários foi, sem dúvidas, o Costa do Sol que, no sábado, tirou partido do seu favoritismo ao receber e ven­cer o Chingale de Tete, por uma bola a zero. Os “canarinhos” que, à entrada da jornada 10, tinham menos dois pontos que o Ferroviário de Maputo somam agora 23 pontos, os mesmos que os da equipa treinada por Paulo Camargo.

LIGA ISOLADA NO TERCEIRO POSTO

Logo à seguir, vem a Liga Mu­çulmana que se encontra isola­da na terceira posição, com 22 pontos, menos um ponto em re­lação aos líderes, fruto da vitória no sábado diante do Ferroviário de Nampula, que se encontra na incómoda penúltima posi­ção, com apenas cinco pontos. Os campeões nacionais de 2005 somaram a sua quinta derrota em 10 jogos.

MAXAQUENE JÁ É QUARTO

O Maxaquene foi, sem dú­vidas, a equipa da jornada. Os “tricolores” somaram a sua se­gunda vitória consecutiva na prova, sendo que a do último domingo teve a particularidade de ter sido bem conseguida e com número bem gordo: quatro a zero sobre o Ferroviário de Na­cala, em casa deste, mantendo-o na cauda da tabela classificativa com sete derrotas em 10 jogos.

Foi um salto da anterior sexta posição para a quarta. Com os mesmos pontos (16) aparecem logo a seguir, o Desportivo e o Ferroviário da Beira, equipas que tiveram resultados idênticos nos encontros que disputaram esta jornada.

Os “alvi-negros” empataram a zero bola na deslo­cação a Tete, onde defrontaram o HCB de Songo, enquanto os “locomotivas” do Chiveve trava­ram e bem a caminhada do Fer­roviário de Maputo, num jogo disputado na Beira e que tam­bém terminou em branco.

A meio da tabela encontra­mos o “intruso”, HCB do Songo. Depois de, na última jornada, se terem deslocado a Maputo para defrontar o Matchedje, diante de quem perderam num jogo em que mereciam outra sorte, Mussá Osmane e os seus pupilos serviram de anfitriões, na últi­ma jornada, ao Desportivo de Maputo. Um empate sem golos foi o resultado final que os man­têm na sétima posição.

ATLÉTICO E MATCHEDJE IGUAIS ATÉ NOS PONTOS

É isso mesmo! O destino quis que o Atlético Muçulmano da Matola e o regressado Matchedje de Maputo se defrontassem nes­ta jornada e o saldo foi um em­pate sem golos.

Aliás, resultado diferente não seria de esperar. Ambas as equipas habituaram-nos, ao longo das últimas jorna­das, a um estilo de jogo irritante para quem gosta de ver futebol. São duas equipas muito fecha­das, tacticamente iguais e com um fio de jogo denso.

Trata-se de características que transpor­tam para a pauta classificativa, onde se encontram coladas uma à outra, com 13 pontos, estan­do, respectivamente, na oitava e nona posições.

Sem comentários: