quinta-feira, 21 de maio de 2009

Maratona internacional na Matola

A CIDADE da Matola vai acolher no próximo dia 23 a 8ª meia maratona internacional do município, que se realiza no quadro da celebração da “Semana Africana”, (19 e 25 de Maio).

LICHINGA, capital provincial do Niassa foi palco da prova de 15 km de estrada
Trata-se de um evento tradicional naquela autarquia, que conta habitualmente com a participação de atletas nacionais e estrangeiros, com enfoque para atletas oriundos de países vizinhos, como Suazilândia e África do Sul.

Para esta edição já está confirmada a presença de atletas da província de Manica, favoritos à conquista dos primeiros lugares.

Conforme o número de inscrições registadas até ao momento, prevê-se que a edição deste ano conte com a participação de mais de mil atletas que se vão bater pela conquista de prémios, avaliados em 300 mil meticais.

“Realizámos este evento com o objectivo de promover e massificar o atletismo a partir da Matola; valorizar o intercâmbio e descobrir talentos e incentivar a prática regular da modalidade por parte da sociedade, bem como contribuir para a melhoria das condições de saúde e de rendimento laboral”, disse Sebastião Bebe, técnico afecto à organização, falando sobre os objectivos do evento.

Segundo a organização, a prova permitirá ocupar os participantes com uma actividade sã e fornecer aos treinadores os indicadores do desenvolvimento da modalidade, para além de proporcionar aos técnicos uma avaliação e selecção de talentos para os programas de competições da Federação Moçambicana de Atletismo.

Os técnicos do Departamento Desportivo do Conselho Municipal da Cidade da Matola vão aproveitar a realização da meia maratona internacional para seleccionar os atletas que vão representar o município no Festival Intermunicipal a decorrer entre os dias 29 e 31 de Maio na cidade de Mbambane, Suazilândia.

Sem comentários: