quarta-feira, 20 de maio de 2009

MUNDIAL” DE HÓQUEI EM PATINS, ESPANHA-2009 : Moçambique estreia-se frente ao bicampeã

MOÇAMBIQUE estreia-se no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins do Grupo A, a decorrer de 4 a 11 de Julho na Espanha (Vigo/Pontevedra), frente ao bicampeão do planeta, Espanha, no primeiro dia da competição (4 de Julho)
MOÇAMBIQUE estreia-se no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins do Grupo A(paulo)
O encontro realiza-se logo a seguir à cerimónia da abertura, segundo ditou o sorteio realizado recentemente em Montreux, Suíça.

Este será, sem dúvidas, um marco notável para a Selecção Nacional, visto que não é sempre que se tem a honra de tomar parte no jogo da abertura de um Campeonato do Mundo. Esta partida é pontuável para o Grupo B, onde também estão inseridas as selecções da Angola e Colômbia, que jogam no dia seguinte, portanto a 5 de Julho.

A equipa moçambicana, conforme referiu o seleccionador nacional, Pedro Pimentel, não irá de forma alguma atirar a “toalha ao chão”, pois recorda que há cinco anos, no “Mundial” de Oliveira de Azeméis, em Portugal, os seus pupilos estiveram muito perto de derrubar a gigante Espanha.

José Barbarez, técnico espanhol, que nas próximas semanas deverá integrar a Selecção Nacional, será, com certeza, uma mais-valia no embate com a selecção bicampeã, uma vez que conhece profundamente a maneira de actuar dos seus compatriotas.

Após o jogo com a selecção europeia, o combinado nacional terá um dia de descanso (domingo) voltando a entrar em acção na segunda-feira para medir forças com Angola, aquela que é tida como principal concorrente da turma moçambicana no apuramento à segunda fase, já que a Espanha é claramente candidata a classificar-se em primeiro lugar.

Moçambique defrontará assim logo nas duas primeiras jornadas os dois adversários de peso do grupo. Numa análise optimista pode se dizer que será benéfico, sobretudo encontrar a Angola logo a seguir ao confronto com a Espanha, visto que é de esperar que a Selecção Nacional enfrente os angolanos já com um maior ritmo competitivo, adquirido precisamente frente ao colosso europeu. Pode ainda tirar proveito de um eventual “relaxamento” da formação angolana que virá de um jogo, “a priori”, menos arrojado frente à modesta Colômbia.

É preciso não esquecer que a equipa moçambicana terá um dia de descanso antes de defrontar a selecção da Angola, o que servirá, seguramente, para os jogadores recuperarem o fôlego e os técnicos delinearem melhor a estratégia, até porque terão a oportunidade de assistir ao desafio entre Angola e Colômbia.

PORTUGAL-ARGENTINA O DUELO DE GIGANTES

Durante a fase de grupos certamente que o jogo entre Portugal e Argentina é o que mais vai interessar. Pela tradição e potencial que estas selecções têm vindo a exibir ao longo dos campeonatos do mundo, adivinha-se uma excelente propaganda de hóquei em patins.

Portugal é actualmente o país com mais títulos conquistados (15), enquanto a Argentina tem apenas quatro. No entanto, esta diferença de troféus (11) não se faz muito notar quando estas equipas se defrontam. O equilíbrio é a nota dominante e o espectáculo proporcionado por alguns dos melhores jogadores do mundo como Reinaldo Ventura (Portugal) e Mariano Velásquez (Argentina) é um motivo para não perder de vista o duelo.

De resto, estas são as únicas selecções sérias candidatas ao título, cujo destino quis que se encontrassem na primeira fase.

Portugal e Argentina fazem parte do Grupo C juntamente com o Chile e os Estados Unidos da América.

LISTA DOS VENCEDORES DO “MUNDIAL” DO GRUPO A

1º Portugal (15); Espanha (13); Argentina (4); Itália (4) e Inglaterra (2).

“CALENDÁRIO COMPLETO DA PRIMEIRA FASE

4 DE JULHO

VIGO

21.00 h: Cerimónia de Abertura

22.00 h- Espanha-Moçambique (Grupo A)

DIA 5 DE JULHO

PONTEVEDRA

18.00 h – Chile – Argentina (Grupo C)

19.30 h – Inglaterra – Itália (Grupo D)

21.00 h – EUA – Portugal (Grupo C)

22.30 h – Alemanha – França (Grupo D)

VIGO

19.30 h – Suíça – Holanda (Grupo B)

21.00 h – Angola – Colômbia (Grupo A)

22.30 h – Brasil –Andorra (Grupo B)

6 DE JULHO

VIGO

18.00 h - Angola – Moçambique (Grupo A)

19.30 h – Suíça – Andorra (Grupo B)

21.00 h- Colômbia – Espanha (Grupo A)

22.30 h – Holanda – Brasil (Grupo B)

PONTEVEDRA

18.00 h- Chile – Portugal (Grupo C)

19.30 h – Inglaterra – França (Grupo D)

21.00 h – Argentina – EUA (Grupo C)

22.00 h – Itália – Alemanha (Grupo D)

7 DE JULHO

VIGO

18.00 h – Angola – Espanha (Grupo A)

19.30 h- Suíça – Brasil (Grupo B)

21.00 h – Colômbia – Moçambique (Grupo A)

22.30 h – Holanda – Andorra (Grupo B)

PONTEVEDRA

18.00 h – Chile – EUA (Grupo C)

19.30 h – Inglaterra – Alemanha (Grupo D)

21.00 h – Argentina - Portugal (Grupo B)

22.30 h – Itália – França (Grupo D)

Sem comentários: