quarta-feira, 20 de maio de 2009

TAÇA UEFA - Quem levará a melhor?

O SOL brilha em Istambul e a temperatura ronda os 20 e poucos graus centígrados, numa altura em que vai acolher a final da Taça UEFA.

Estes são alguns jogadores do Werder Bremen
O relvado do Estádio Sukru Saraçoglu aparenta excelentes condições para receber o Shakhtar Donetsk e Werder Bremen, duas equipas que lutarão para conquistar pela última vez um troféu já com 38 anos de história.

Os dois clubes nunca antes se encontraram nas competições europeias e ambos vão fazer a sua estreia em finais da Taça UEFA. O Shakhtar é mesmo a primeira equipa ucraniana a fazê-lo. O seu treinador, Mircea Lucescu, contudo, conhece bem a cidade que vai acolher a final, onde já levou o Galatasaray e o Besiktas à conquista de títulos na Turquia.

Do outro lado, no comando do Werder Bremen, Thomas Schaaf vai tentar assinalar o seu décimo ano à frente da formação alemã com a conquista daquele que seria o segundo troféu europeu do clube, depois da vitória na Taça dos Vencedores das Taças de 1992, em Lisboa, na qual Schaaf actuou como jogador.

O Shakhtar ambiciona tornar-se na primeira equipa ucraniana a vencer a Taça UEFA. Caso triunfe o Bremen, será o sétimo clube alemão a fazê-lo, o que fará da Bundesliga o segundo campeonato mais bem-sucedido na Taça UEFA, depois da Série “A”, que já forneceu nove campeões.

O Shakhtar não está apenas apostado em conquistar o seu primeiro troféu europeu, já que vai igualmente disputar a sua primeira final. Antes desta época, o seu maior feito na Taça UEFA aconteceu quando alcançou os oitavos-de-final, em três ocasiões, na mais recente perdendo frente ao Sevilha, que acabaria por arrecadar o título, em 2005/06.

O treinador do Bremen, Thomas Schaaf, fez parte da equipa que venceu o Mónaco, por 2-0, conquistando a edição 1991/92 da Taça das Taças, no Estádio da Luz, a única final do clube até ao momento nas três principais competições europeias. Os alemães alcançaram as meias-finais da Taça UEFA três vezes (1987/88, 1989/90 e 2006/07), apesar de esta ser a primeira que se apuram para a final.

O técnico romeno do Shakhtar, Mircea Lucescu, venceu a SuperTaça Europeia em 2000, quando orientava o Galatasaray, e conhece bem o Estádio Þükrü Saraçoglu, recinto do Fenerbahçe SK, devido às suas passagens pelos rivais do clube de Istambul, Galatasaray e Beþiktaþ.

INFORMAÇÃO DISCIPLINAR

Shakhtar: Olexandr Kucher regressa, depois de cumprir um jogo de suspensão, mas Tomás Hübschmann falha a final, após ter visto um cartão amarelo na segunda “mão” da meia-final.

Bremen: Diego e Hugo Almeida vão cumprir um jogo de suspensão.

Sem comentários: