segunda-feira, 18 de maio de 2009

MOÇAMBOLA-2009 - Costa do Sol alcança Ferroviário no topo


O COSTA do Sol voltou a colar-se ao Ferroviário de Maputo no comando do Moçambola-2009, depois de se ter atrasado nas últimas duas jornadas.

Chana tenta driblar Délcio (A. Marrengula)
Com 23 pontos, os mesmos dos “canarinhos”, que sábado receberam e venceram, por 1-0, no seu reduto o Chingale, os “locomotivas” da capital do país foram abanados ontem no “inferno” do Chiveve pelo seu homónimo, mas acabaram por sair com um precioso ponto fruto do empate sem abertura de contagem nesta que foi a 11ª jornada.

A Liga Muçulmana, que comandou a prova nas primeiras rondas, também não deixou os seus créditos por mãos alheias, batendo o aflito Ferroviário de Nampula, por 2-1, numa partida em que o zimbabweano Sadomba esteve, mais uma vez, em evidência ao marcar os dois golos.

Os muçulmanos ocupam a terceira posição com 22 pontos. Mas as honras da jornada vão para o Maxaquene, que na sua deslocação à Nampula goleou o “lanterna vermelha”, o Ferroviário de Nacala, por 4-0. Com este desfecho, os “tricolores” saltaram da sexta para a quarta posição já com 16 pontos, os mesmos do Desportivo e Ferroviário da Beira, que ontem empataram sem golos com o HCB, em Tete, e o Ferroviário de Maputo, na capital provincial de Sofala, respectivamente.

O Ferroviário de Nampula continua a decepcionar, pois ainda não saboreou a vitória, decorridas que foram 11 jornadas, ocupando a penúltima posição de parceria com o seu homónimo de Nacala, por sinal, outro representante de Nampula nesta que é a mais importante prova futebolística do país.

O Chingale também vai de mal a pior. Mesmo depois de ter corrido, semana passada, com o seu treinador principal, José Maria, não foi feliz na sua deslocação à Maputo, onde descarrilou diante dos “canarinhos”, como já fizemos referência, encontrando-se um degrau abaixo da linha de água, com apenas seis pontos. O FC Lichinga reencontrou-se ontem com os seus adeptos ao receber e vencer o Textáfrica, por 2-1. Fruto dessa proeza, o representante do Niassa neste Moçambola subiu um degrau e já não está na zona de despromoção, para onde foi relegado o Chingale.

Do grupo dos novos inquilinos desta prova, o HCB parece estar melhor. Ontem, em terreno emprestado, campo do Desportivo de Tete, travou um dos candidatos ao título, o Desportivo, com quem empatou a zero.

O Atlético Muçulmano, sem o técnico principal, Arnaldo Salvado, suspenso por três meses pela Liga Moçambicana de Futebol, por comportamento incorrecto, também não foi para além de um nulo na recepção ao Matchedje. Aliás, as duas equipas estão empatadas a pontos (13) na classificação actual, com ligeira vantagem para os “militares” devido ao melhor “goal-average”.

Entretanto, a próxima jornada, portanto a 12ª, é de grandes embates, sendo de destacar o Ferroviário de Maputo-Costa do Sol (sábado) e Maxaquene-Liga Muçulmana (domingo), para além do Desportivo-Chingale, HCB-Atlético Muçulmano, Matchedje-FC Lichinga, Textáfrica-Ferroviário Nacala e Ferroviário de Nampula-Ferroviário da Beira.

1 comentário:

Anónimo disse...

olha adorei a sua iniciativa. penso que deveria atualizar semanalmente os resultados do mocambola,