sexta-feira, 31 de julho de 2009

Basquetebol – Campeonato de Seniores da Cidade: Desfile de rainhas no regresso da prova

A DESILUSÃO ditada pelo desempenho menos conseguido da selecção feminina de basquetebol nos II Jogos da Lusofonia, disputados recentemente em Lisboa, já lá vai.

Desfile de rainhas no regresso da prov
O mesmo sucede com a caminhada para esquecer de APolitécnica nas Universíadas Mundiais, realizadas em Belgrado. Agora, os adeptos da bola-ao-cesto concentram-se para as competições intramuros, cujo regresso, esta noite, contempla um verdadeiro desfile de rainhas, com o confronto entre Desportivo e a APolitécnica, a partir das 20.00 horas, no pavilhão das “alvi-negras”.

Nas quatro linhas estarão vários nomes sonantes do nosso básquete feminino, casos de Anabela Cossa, Kátia Halar, Nádia Rodrigues, Valerdina Manhonga e Ondina Nhampossa, pelas “alvi-negras”, Ana Flávia Azinheira, Aleia Rachide, Amélia Macamo e Tânia Wachene, do lado das “universitárias”, numa partida que se perspectiva bastante envolvente, dado que a questão do título continua em aberto e qualquer destes dois conjuntos ainda pode se sagrar campeão.

Referente à quinta jornada da segunda volta, este jogo será antecedido do Maxaquene-Ferroviário, às 18.45 horas, com as “locomotivas”, que também se perfilam na corrida ao título, em melhores condições de saírem vitoriosas.

Outro desafio da ronda colocará frente-a-frente APolitécnica “B” e Eagles, pelas 18.45 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, com a turma-viveiro das “universitárias” como favorita.

LIGA VODACOM

Depois do apuramento da Real Sociedade e do Desportivo da Beira, em representação do sul e do centro, respectivamente, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom estará novamente em acção a partir de hoje, com a disputa da fase regional norte, tendo como palco o pavilhão do Ferroviário de Nampula.

Quatro equipas concorrem à transição para a fase regional, designadamente Benfica de Quelimane, Ferroviário de Nampula, Académica de Lichinga e Desportivo de Pemba. De acordo com o programado, o sorteio da prova terá lugar esta manhã, para logo à noite se iniciar a disputa pela única vaga nortenha na próxima etapa.

À partida, duas formações apresentam-se como fortes candidatas ao primeiro lugar. Trata-se do Benfica de Quelimane e do Ferroviário de Nampula, mercê de alguma competição que foram tendo no período que antecedeu esta fase, cujos jogos serão disputados entre hoje e domingo.

Recorde-se que os apurados da fase regional – Real Sociedade e Desportivo da Beira já o fizeram – juntar-se-ão aos qualificados Ferroviário de Maputo, Maxaquene, Desportivo, Costa do Sol e Ferroviário da Beira. As oito equipas jogarão entre si no sistema de todos contra todos, em duas voltas, transitando os quatro primeiros para a fase dos “play-off”.

Sem comentários: