quinta-feira, 23 de julho de 2009

BASQUETEBOL DE SENIORES MASCULINOS - Liga Nacional entra em cena

COM novas roupagens e outros condimentos que procurarão conferir ao certame não somente qualidade do ponto de vista de competição como também de organização e de atractivos que ajudem a cativar o público amante da modalidade, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom já aí está.

Jogo da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom entre o Desportivo e Academica
Trata-se da segunda edição que promete ser uma verdadeira festa da bola-ao-cesto e levar as suas emoções a diversas cidades moçambicanas, numa altura em que o escalão de seniores masculinos, internamente, está a resgatar o seu espaço, tal como ficou patente, por exemplo, na caminhada final do recente campeonato maputense.

Por enquanto, a Liga Vodacom cinge-se à fase regional, com as zonas sul e centro a abrirem as hostilidades já amanhã à noite, nos pavilhões do Estrela Vermelha, na capital do país, e dos Desportos da Beira. Em relação ao norte, a prova terá o seu começo no dia 31 de Julho corrente.

logo da vodacom
Embora a grelha de jogos somente venha a público ao fim da tarde de hoje, quando se realizarem os respectivos sorteios, já são conhecidos os participantes na competição. Trata-se da Real Sociedade, da cidade de Maputo, Matolinhas, da província do Maputo, EMAF Construções, de Gaza, e Universidade Sagrada Família (UNISAF), de Inhambane, pela zona sul; Académica, de Tete, Desportivo da Beira, de Sofala, e Liga Muçulmana, de Manica, pelo centro.

De acordo com o figurino da competição, jogar-se-á no sistema de todos contra todos, numa única volta, qualificando-se o primeiro classificado para a fase regular, a iniciar nos finais de Agosto. Tendo em conta a experiência dos seus atletas e sobretudo da prova de fogo por que passaram nos respectivos campeonatos provinciais, Real Sociedade e Desportivo da Beira são os potenciais candidatos à transição, a não ser que aconteça uma surpresa extraordinária.

Em relação à zona norte, cujo palco de jogos é o pavilhão do Ferroviário de Nampula, a discussão centrar-se-á, sobretudo, entre o representante desta província e o da Zambézia, aos quais se juntarão na prova as formações de Cabo Delgado e Niassa.

Os três vencedores regionais estarão na fase regular com os cinco primeiros classificados da Liga Vodacom de 2008, designadamente Ferroviário de Maputo, Maxaquene, Desportivo, Costa do Sol e Ferroviário da Beira.

O sistema de disputa será de clássico todos contra todos em duas voltas, com jornadas duplas. Significa isto que cada equipa realizará um jogo no seu campo e o outro no terreno do adversário, qualificando-se quatro formações para a fase final, também designada de “play-off”.

Sem comentários: