terça-feira, 28 de julho de 2009

Selecções moçambicanas nos Jogos Africanos de Maputo-2011: Saber aproveitar os talentos saídos dos Jogos Escolares - recomenda Presidente Armando Gueb

APESAR de termos exactamente dois anos pela frente para a realização da 10ª edição dos Jogos Africanos de Maputo-2011, a preparação das nossas selecções deve começar já, incidindo nos aspectos físico, técnico e psicológico, tendo sempre presente um melhor aproveitamento dos talentos que desabrocharam do recente Festival Nacional dos Jogos Escolares, realizado em Lichinga.

Selecções moçambicanas nos Jogos Africanos de Maputo-2011
Esta recomendação foi dada pelo Presidente da República, Armando Guebuza, quando, no sábado, procedia ao lançamento da gigantesca campanha nacional em redor das olimpíadas continentais, defendendo que somente dessa forma Moçambique poderá estar à altura de conquistar medalhas e competir com as grandes potências desportivas africanas.

Para o Chefe do Estado moçambicano, paralelamente à excelente capacidade de organização que devemos emprestar ao evento, facto que exigirá o empenho e abnegação de todos nós, temos que também investir na preparação dos nossos atletas, pois, para eles, “Maputo-2011” será um desafio de dimensão particular.

“Com efeito, eles terão a dupla missão de, por um lado, acolher os seus próprios adversários com a hospitalidade que caracteriza o moçambicano. Por outro, eles far-se-ão aos campos e às pistas para responderem às expectativas nacionais de medalhas e marcas melhoradas, competindo com os seus irmãos africanos que os acolheram de braços abertos à sua chegada e fora das competições”, explicou.

Estabelecendo a ponte com outros grandes acontecimentos desportivos que se projectam para os próximos dois anos, Armando Guebuza disse que os Jogos Africanos têm a particularidade de decorrer no intervalo entre CAN e Mundial de 2010, em Angola e na África do Sul, respectivamente, e os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Segundo ele, acolher a maior festa desportiva africana, 46 anos após a sua proclamação, constitui um reconhecimento ao trabalho que temos vindo a realizar, no campo da formação, da reabilitação e da construção de infra-estruturas desportivas.

“Queremos que o movimento dos Jogos Africanos de Maputo-2011, que hoje se desencadeia, induza a uma maior prática do desporto nas escolas, nos bairros e nos locais de trabalho. Os professores, os pais e encarregados de educação e os proprietários e dirigentes de instituições públicas e privadas podem impulsionar este movimento, orientados pelas estruturas especializadas do Governo e pelas federações e associações. O Desporto, para além de promover o espírito de equipa e de complementaridade, entre nós, contribui para a consolidação da Unidade Nacional e para a criação de referências nacionais para os nossos jovens”, afirmou o Presidente da República.

Falando perante uma audiência que incluía muitos desportistas, Guebuza anunciou a constituição, há dias, do Comité Organizador dos Jogos Africanos de Maputo-2011, conhecido pela sigla COJA Maputo-2011. Trata-se, segundo referiu, de um fórum que congrega diversas sensibilidades, incluindo membros do Governo, desportistas, empresários e outros representantes da sociedade civil.

“Este comité tem como pressuposto a criação de condições para que subamos a fasquia do nosso desempenho na organização de eventos desta natureza e para que os nossos hóspedes transportem no seu imaginário momentos memoráveis sobre a sua estadia entre nós. Conduzir com brio e profissionalismo toda a máquina organizativa e ser capaz de mobilizar e enquadrar as energias e vontades de muitos outros moçambicanos é outro desafio ao alcance do COJA Maputo-2011”, concluiu

Sem comentários: