terça-feira, 14 de julho de 2009

IX FESTIVAL NACIONAL DOS JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES - Pista inaugurada sábado pelo PR necessita de intervenções complementares

A NOVA pista de atletismo de terra batida inaugurada sábado em Lichinga pelo Presidente da República, Armando Guebuza
A NOVA pista de atletismo de terra batida inaugurada sábado em Lichinga pelo Presidente da República, Armando Guebuza, carece de protecção e de outras infra-estruturas complementares para responder àquilo que representa em termos de dimensão e para que de facto não se degrade precocemente, segundo deu a entender o director provincial adjunto da Educação e Cultura do Niassa, Agostinho João.

A pista carecerá de muito trabalho de manutenção, atendendo que o terreno é lamacento e escorregadio quando chove, tornando-se desse modo inutilizável.

Agostinho João realçou que a infra-estrutura foi construída concretamente para acomodar a modalidade de atletismo durante os Jogos Escolares, mas salientou que, pela sua grandeza e importância, estão a aparecer novas ideias, nomeadamente a instalação de serviços sociais para o seu apetrechamento e vedação para a sua protecção. “Vamos mobilizar recursos para actividades subsequentes, porque vimos nesta pista uma grande e importante infra-estrutura desportiva para Niassa e toda a zona norte”, frisou.

Aliás, o engenheiro da obra, António Agostinho Chaora, afecto à Direcção Provincial da Educação e Cultura do Niassa, foi ao pormenor, ao afirmar que o projecto da pista é evolutivo, sendo que para além da vedação constam outras intervenções, nomeadamente o arrelvamento, paisagismo, parque de estacionamento em pavet, construção de mais duas bancadas. Quanto à sua manutenção, Chaora disse que este é um assunto que será discutido ainda ao nível do governo provincial.

A pista encontra-se numa zona pouco habitada e distante da cidade de Lichinga.

De salientar que a pista de atletismo de Lichinga tem oito corredores, uma bancada e tribuna e foi construída com fundos do Governo provincial, tendo custado 16 milhões de meticais. Ocupa uma área de seis hectares.

Para a sua inauguração, a organização dos Jogos fez provas de demonstração nas diversas especialidades, nomeadamente corridas de 100 metros masculinos e femininos, 1500 metros femininos, salto em comprimento e de peso, que decorreram em simultâneo e testemunhados pelo Chefe do Estado.

Para a surpresa de muitos, Niassa fez valer a premissa de que em casa mandamos nós ao liderar quase todas as provas. Isso foi um sinal de que o favoritismo na modalidade de atletismo não será apenas partilhado por Tete e Manica, como a tradição manda dizer, sendo que Niassa será um adversário a contar com ele. Aliás, a construção da pista no Niassa veio para aproveitar as potencialidades que, como Tete e Manica, esta província oferece.

Para a sua utilidade, as entidades ligadas ao desporto no Niassa esperam, para além de acolher eventos locais, acomodar a zona norte para promover o desenvolvimento da prática da modalidade localmente, sendo que é a única pista existente na região. A grande novidade é que a pista vai receber este ano o campeonato nacional de juniores.

Sem comentários: