sexta-feira, 10 de julho de 2009

MOÇAMBOLA-2009 - Aliciante jornada de incertezas


COM o começo da segunda volta a provocar mexidas no topo da tabela classificativa do Moçambola-2009(Mustafa)
COM o começo da segunda volta a provocar mexidas no topo da tabela classificativa do Moçambola-2009, este fim-de-semana temos mais uma jornada – a décima quinta – não somente rodeada de muito interesse face à clara incerteza quanto ao desfecho de alguns dos seus jogos como também a possibilidade de a prova, novamente, conhecer alterações no que diz respeito ao posicionamento das equipas, com particular realce para a zona dos candidatos ao título.

O primeiro “derby” desta segunda etapa do campeonato irá opor o Ferroviário ao Maxaquene, domingo, a partir das 15.00 horas, no Estádio da Machava, mas outros três desafios não deixam de reclamar o necessário destaque, designadamente Costa do Sol-Matchedje, Liga Muçulmana-Atlético Muçulmano e Ferroviário da Beira-HCB de Songo

À excepção, provavelmente, do encontro a ser travado no relvado dos “canarinhos”, em que se verificam algumas diferenças competitivas entre os contendores – um é o líder da prova e o outro décimo classificado –, nos outros jogos o equilíbrio será um facto a ter em conta durante os 90 minutos, à mistura com a indisfarçável rivalidade entre os dois “muçulmanos”, rivalidade essa iniciada quando ambos militavam na Divisão de Honra. Nessa altura, coube à Liga subir primeiro para o Moçambola, em 2007, e depois o Atlético, no ano transacto, tendo este último sido a equipa-revelação da época, ao se sagrar vice-campeão nacional e vencedor da Taça de Moçambique.

No sensacionalmente aguardado “derby” agendado para o Vale do Infulene, não resta a menor dúvida que teremos uma partida espectacular, a avaliar pela qualidade dos jogadores que os dois conjuntos apresentam. Para o Maxaquene, será também uma oportunidade para tentar se vingar da derrota (1-0) sofrida no seu campo, num dos melhores desafios deste campeonato.

No entanto, embora seja de reconhecer a grandeza destas duas equipas, que farão desfilar nomes como Danito Parruque e Mustafá, Jerry e Hélder Pelembe, Maurício e Campira, Momed Hagy e Macamito, entre outros, é preciso referir, igualmente, a sua gritante irregularidade, facto que levou à substituição dos técnicos Paulo Camargo e Litos por Chiquinho Conde e Zoran Pesic, respectivamente.

O Ferroviário, por exemplo, teve três derrotas consecutivas, acabando por quebrar o revoltante ciclo na ronda passada, em Nampula, enquanto o Maxaquene continua com a saga de resultados pouco condizentes com as suas aspirações de chegar ao título.

RIVAIS PARA… SEMPRE

Apesar de ter entrado mal para a segunda volta, quem mantém bem içada a sua crista é a Liga Muçulmana, que amanhã defronta o grande rival Atlético Muçulmano, no campo dos “tricolores”, na Machava. Desafio extremamente difícil para ambos, pois, embora o Atlético não esteja bem classificado, a verdade manda dizer que sempre procurará desfeitear o seu adversário. Neste momento, reconheçamos, a Liga apresenta mais e melhores argumentos competitivos.

Também amanhã, Costa do Sol recebe Matchedje, numa partida em que se perspectiva o seguinte: um a jogar abertamente ao ataque, como lhe é peculiar e a aproveitar a grande capacidade ofensiva dos seus artistas, e o outro marcadamente defensivo, uma vez que, a despeito de os “militares” serem chamados a melhorar a sua classificação, Nacir Armando ainda não quer soltar completamente a equipa.

Grande encontro entre duas promissoras formações da zona centro acontecerá no Chiveve, envolvendo Ferroviário da Beira e HCB de Songo. Com treinadores ambiciosos e nada conformados com o lugar que ocupam, embora bom, significa que teremos um jogo muitíssimo bem disputado e com a incógnita quanto ao vencedor a prevalecer até ao fim.

De certo modo descansado estará o Desportivo na recepção ao decepcionante Ferroviário de Nampula, no campo do 1º de Maio. Uma chance para os “alvi-negros” cimentar os seus propósitos de chegar ao poleiro. Nos restantes dois jogos da jornada, um confronto da zona centro, entre Chingale e Textáfrica, no campo do Desportivo de Tete, e outro da região norte, envolvendo Ferroviário de Nacala e FC Lichinga, no Estádio 25 de Junho.

CALENDÁRIO DA JORNADA

AMANHÃ

Campo do Maxaquene (Machava)

15:00h – Liga Muçulmana-Atlético Muçulmano

Campo do Costa do Sol

15:00h – Costa do Sol-Matchedje

DOMINGO

Estádio da Machava

15:00h – Fer. Maputo-Maxaquene

Campo do 1º de Maio

15:00h – Desportivo-Fer. Nampula

Campo do Fer. Beira

15:00h – Fer. Beira-HCB de Songo

Campo do Desportivo de Tete

15:00h – Chingale-Textáfrica

Estádio 25 de Junho

15:00h – Fer. Nacala-FC Lichinga

Sem comentários: