segunda-feira, 20 de julho de 2009

MOÇAMBOLA-2009: Maxaquene, 1 – Fer. Nampula, 0 - Muitos ovos, mas mal mexidos

Não foi um prato bem temperado e apetitoso o que nos foi servido na tarde de ontem em Maputo pelo Maxaquene e Ferroviário de Nampula.

Não foi um prato bem temperado e apetitoso o que nos foi servido na tarde de ontem em Maputo pelo Maxaquene e Ferroviário de Nampula
Longe disso, foi um espectáculo sensaborão que valeu mais pela disponibilidade física dos atletas envolvidos, porque a técnica, essa, esteve ausente e daí o magro resultado final.

A pressão acompanhou os artistas do primeiro ao último minuto, sobretudo na primeira parte, período no qual o Maxaquene, mesmo jogando em casa, criou apenas uma situação clara de abrir o activo, quando aos 30 minutos, Kito centrou para Liberty, que, mesmo livre de marcação, rematou fraco para a defesa de Zacarias.

Os “locomotivas”, por sua vez, desperdiçaram a singular oportunidade de golo quando, depois duma oferta de Soarito, Gomo não foi lesto e permitiu uma defesa com a mão dum contrário, tendo Duda convertido o livre perigoso para uma defesa espectacular do guarda-redes “tricolor”.

A escassez do perigo junto às áreas resultou sobretudo da fraca qualidade de passe na zona intermediária, com uma alimentação deficitária dos sectores atacantes. Kito e Jumisse, do lado “tricolor”, Zuma e Nando, da turma nampulense, ainda tentaram sair da mediocridade, mas não tiverem coro por parte dos colegas.

Desagradados com a situação, os dois técnicos apostaram nas opções do banco de suplentes. E quem saiu a ganhar foi Zainadine Mulungo, porque Eurico melhorou o ataque do Maxaquene.

Aos 57 minutos, Eurico avisou a defesa “locomotiva” com um portentoso remate desviado por Zacarias para canto. Na sequência da jogada, Jumisse descobriu Faria na área perigosa, que desviou certeiro para o deliro nas bancadas.

Os nampulenses acusaram o golo, passaram momentos de pesadelo e o Maxaquene só não ampliou o resultado porque, conforme referimos acima, a técnica não fez parte do jogo de ontem. Tivemos muitos jogadores a correr, mas desordenadamente.

Já no período de compensação, os forasteiros criaram perigo, num lance que o guarda-redes Soarito derrubou Paíto na área, mas o árbitro Abdul Gani não assinalou a falta. Este lance marcou a actuação da equipa de arbitragem, que podia ter feito muito melhor, sobretudo no aspecto disciplinar. Não percebemos porque Abdul Gani perdoou cartões amarelos a Campira e Faria em lances que o justificavam.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Abdul Gani, assistido por Adão Chitache e Edmundo Gatoma. Quarto árbitro: Amosse Lázaro.

Maxaquene: Soarito, Nito, Campira, Faria, Kiki, Mustafa, Jumisse (Eusébio), Kito, Liberty (Eurico), Macamito e Lakay (Rafael).

Fer. Nampula: Zacarias, Matofe, Duda, Osvaldo, Hipo, Sparrow, Nando (Fedo), Jimmy (Paíto), Zuma, Gomo e Mildo (Elídio).

CUSTÓDIO MUGABE

Sem comentários: