quinta-feira, 23 de julho de 2009

“Provincias” de Nampula e Zambézia: Liderança repartida

A CASA Issufo Futebol Clube da cidade de Nampula voltou ao comando do Campeonato Provincial de Futebol da primeira divisão, ao vencer por uma bola a zero no passado fim- de-semana, fora de portas, o até então líder isolado da prova, o Desportivo de Nacala, em partida em atraso a contar para a oitava jornada da primeira volta do certame, somando 23 pontos cada.

Na outra partida, que igualmente foi realizada para o acerto do calendário, o Benfica de Nampula, ao vencer por três bolas a zero, o Ingúri de Angoche, subiu da oitava para a sexta posição na tabela classificativa, contando agora com 16 pontos, atrás da dupla Moçambique Futebol Clube e Angoche Clube de Desportos, que têm, cada, 18 pontos, no final da primeira volta, ou seja, depois de rodadas onze jornadas.

A prova que entra próximo fim-de-semana na sua fase derradeira, a segunda volta, tem na quarta posição o Sporting de Nampula, que com um início titubeante, em três jornadas sucessivas somou igual número de derrotas, tendo inclusive dispensado os serviços do seu técnico principal e em sua substituição indicado Carlos Williamo que, por sinal, veio emprestar uma nova dinâmica à equipa, resgatando as pretensões dos sócios leoninos. Soma actualmente 21 pontos, menos um que o seu homónimo de Monapo que ocupa o terceiro lugar com 22 pontos.

O Benfica de Monapo, que soma 14 pontos, ocupa a quinta posição, seguido do Hospital Central de Nampula com dez, Sporting de Angoche com nove, Inguri da mesma cidade com sete e o último é o Sporting com apenas dois pontos em 33 possíveis.

A abrir a segunda volta, os eternos rivais da cidade de Angoche, o Inguri e o Sporting batem-se entre si, enquanto as equipas do Sporting de Monapo e de Nampula medem forças entre si, naquele que é considerado o jogo mais importante da ronda.

O Angoche Clube dos Desportos recebe no seu terreno o “lanterna vermelha”, o Sporting da Faina e, por seu turno, o Desportivo terá pela frente o Hospital Central, para o Benfica de Nampula ter uma deslocação difícil à Ilha de Moçambique, onde deverá defrontar o Futebol Clube local, enquanto a Casa Issufo vai receber o Benfica de Monapo.

“CLÁSSICO” À VISTA

O Ferroviário e 1º de Maio, ambos de Quelimane, defrontam-se domingo no campo do Sporting, em desafio a contar para a primeira jornada da segunda volta do Campeonato Provincial de Futebol da Zambézia. O clássico que está a ser preparado com bastante cuidado pelas duas formações vai arrastar multidões aficionadas pelo desporto-rei para o relvado dos “leões” de Quelimane. As duas equipas estão no topo da classificação da prova, nomeadamente 21 e 18 pontos, sendo os “locomotivas” os comandantes do certame.

O jogo, aguardado com inusitada expectativa, poderá trazer algumas alterações na pauta geral de classificação. Os “locomotivas” levam para este desafio dois cenários, nomeadamente o de empate e vitória, pois os dois resultados colocam o Ferroviário numa situação de relativa tranquilidade e o 1º de Maio FC lhe interessa apenas uma vitória para igualar na tabela classificativa com o líder.

As duas colectividades estão a preparar o jogo com bastante arrojo e estoicismo. O treinador do 1º de Maio, José Lobo, disse à nossa Reportagem que continua a formar uma equipa mais entrosada porque quer somar mais pontos para liderar a prova, daí que a vitória é uma grande preocupação.

A primeira jornada da segunda volta do campeonato começa a ser disputada no sábado no campo dos “locomotivas” de Quelimane. O Matchedje defronta o Atlético 25 de Setembro, enquanto o Ferroviário de Mocuba joga com o Sporting.

No domingo, no campo de Sporting, o Gumula FC mede forças com o 3 de Fevereiro a anteceder o clássico da jornada. Na sede distrital de Morrumbala, o Morrumbala FC recebe o Vila Pita.

A prova é liderada pelo Ferroviário com 21 pontos, 1º de Maio com 18, Vila Pita 16, Sporting 15, Ferroviário de Mocuba 14, Matchedje e Gumula ambos com 11, FC Morrumbala e Atlético 25 de Setembro com seis e o “lanterna vermelha” tem quatro pontos.

Entretanto, roda no fim-de-semana a segunda jornada do torneio de abertura em juniores na cidade de Quelimane. O Sporting joga com o Francês FC e o Ferroviário mede forças com o Gumula.

Sem comentários: