sexta-feira, 10 de julho de 2009

Melhorar 4º lugar é a grande aposta

II Jogos da Lusofonia: Moçambique já está em Lisboa

Imagem Corporativa dos 2º.s Jogos da Lusofonia

Repetir as medalhas de ouro no básquete feminino e atletismo e aumentar

o número de conquistas nas outras modalidades é a meta da delegação de Moçambique

Três medalhas de ouro (uma no basquetebol fe­minino e duas no atletis­mo) e igual número de bronze (todas no atletismo) foi o que Mo­çambique conquistou na primei­ra edição dos Jogos da Lusofonia decorridos em Macau, em 2006.

Três anos após esta conquista que conferiu o quarto lugar na ta­bela geral de medalhas, Moçam­bique vai à segunda edição destes jogos com a convicção de que é possível melhorar estes resulta­dos tendo em conta a evolução do desporto nacional, bem como o alargar da delegação que nos vai representar. Nesta edição, Mo­çambique segue com seis modali­dades, nomeadamente, atletismo, basquetebol, vólei de praia, judo e taekwondo.

A delegação da ACOLOP a Pequim inclui todos os países e territórios onde se fala português, à excepção de São Tomé e Príncipe
O evento é organizado pela As­sociação dos Comités Olímpicos dos Países de Língua Oficial Por­tuguesa (ACOLOP) e nele os par­ticipantes terão a oportunidade de debater estratégias de acesso ao desporto.

A ACOLOP é de opinião que a sensibilização para a prática desportiva, envolvendo muito em especial crianças e jovens, é essen­cial pela respectiva repercussão na saúde, educação, bem-estar das populações e, consequentemente, nas políticas de desenvolvimento de cada país participante.

Superar 4º lugar é a aposta

Foi assim como o chefe da missão moçambicana aos Jogos da Lusofonia, António Munguambe
Para o chefe da missão moçam­bicana aos Jogos da Lusofonia, António Munguambe (vice-pre­sidente do Comité Olímpico de Moçambique), a participação de Moçambique neste evento vai permitir o estreitar das relações desportivas existentes entre os países lusofonos. “Como mem­bro de pleno direito da ACOLOP, vamos estabelecer com os outros países um convívio multiforme, dado que consideramos estes jogos como um instrumento de convívio entre os países falantes da mesma língua”, disse António Munguambe.

Quanto aos objectivos despor­tivos deste evento, António Mun­guambe revelou que “passam por melhorar a classificação obtida em Macau”, sustentando que esse objectivo foi colocado “tendo em conta que na nossa delegação contamos com atletas que na edi­ção anterior ocuparam lugares de destaque no pódio e a pre­paração que tiveram antes dos jogos dá-nos algumas garantias de alcançar-mos bons resultados desportivos”.

Jogos de 2011 e Olímpia­da 2012 no horizonte

Uma dos objectivos da partici­pação de Moçambique nestes se­gundos Jogos da Lusofonia, que terão lugar em terras lusas, passa por começar a preparar as próxi­mas representações olímpicas do nosso país.

Para o chefe da missão moçam­bicana, os Jogos da Lusofonia “servirão para começar a prepa­rar a organização e participação dos nossos atletas nos Jogos Afri­canos de 2011, que terão lugar em Maputo”.

Munguambe fez questão de frisar que “levamos atletas numa faixa etária que nos permite co­meçar a pensar nos Jogos Olím­picos de 2012, que terão lugar em Londres, na Inglaterra, daí que estes terão a oportunidade de competir em Lisboa com esse horizonte”.

Moçambique pretende aumen­tar o número de atletas que de­verão participar nos próximos Jogos Olímpicos, daí que o Co­mité Olímpico de Moçambique em parceria com as federações nacionais tenha já iniciado o pro­cesso de preparação dos atletas, através da participação em pro­vas que possam conferir maior traquejo competitivo.

Sem comentários: