terça-feira, 14 de julho de 2009

IX FESTIVAL NACIONAL DOS JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES - Basquetebol : Zambézia e cidade de Maputo mais perto das meias-finais

AS selecções da província da Zambézia e da cidade de Maputo estão bem encaminhadas para atingirem as meias-finais da competição de basquetebol, mercê das vitórias nos dois jogos realizados.

Em masculinos, o campeão em título, Zambézia, silenciou o pavilhão de Lichinga ao vencer a província anfitriã (Niassa) por mais de 100 pontos (68-117), depois de na jornada anterior ter derrotado o finalista vencido de 2007, província de Maputo, que está a realizar a sua pior prestação depois de em 2005 ter sido vencedora e finalista vencido em Quelimane.Por seu turno, a cidade de Maputo está bem encaminhada para chegar à final depois de ter falhado nas últimas duas edições.

Hoje a equipa da capital do país defronta o Niassa, em partida a ter lugar às 17.00 horas, na qual os locais estão proibidos de perder para não comprometerem a sua qualificação. O campeão, por sua vez, tem a missão facilitada, já que defronta a província de Cabo Delgado, que ainda não logrou vencer qualquer jogo, aliás, ontem perdeu ante a província de Maputo por 99-16.

Em femininos a campeã em título, Sofala, que ontem venceu Tete (26-45), lidera a série B, com cinco pontos, os mesmos de Inhambane, que, por seu turno, derrotou (42-19) Nampula, estando estas duas selecções melhor posicionadas para atingir as meias-finais. Entretanto, Manica, com quatro pontos, tem que vencer hoje a província de Inhambane de modo a garantir a qualificação para a fase seguinte.

Na série A em femininos, a cidade de Maputo e a província da Zambézia partilham a liderança com quatro pontos e neste momento discutem apenas quem seguirá à fase seguinte em primeiro. Hoje a cidade de Maputo defronta a anfitriã Niassa num jogo em que os locais são proibidos de perder sob pena de não transitarem à fase seguinte.

Salvador Nhantumbo, em Lichinga

Sem comentários: